Oito dicas para aumentar a produtividade do seu time

Investir em seu pessoal de trabalho é um passo importante para uma boa colocação no mercado

Publicado em 7 de maio de 2015 | 14:12 |Por: Marina Werneck de Capistrano

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Frances Baras/Revista Móbile

Treinamento Kits - Coppel (14)

Sérgio Duarte, da Kit’s Paraná, demonstra componentes dos produtos, como os pés reguláveis em treinamento nas lojas Coppel

O mercado de trabalho demanda cada vez mais produtividade. Ele incentiva constantemente o aumento da capacidade produtiva dos diversos empreendimentos, do varejo às grandes corporações, visando aumentar seus lucros, reduzir os custos de produção, buscando ser competitivo em um ambiente orientado pela lei da oferta e da procura. Essa elevação no grau de produtividade ocorre principalmente através do aumento da capacidade produtiva das equipes que compõe os diversos negócios.

O acompanhamento financeiro e produtivo permite identificar pontos de investimento e aprimoramento de seus processos, bem como redução de custos através de cortes de procedimentos desnecessários e ineficazes. Investir em seu pessoal de trabalho é um passo importante para uma boa colocação no mercado.

Treinamentos, visando melhor qualificação; metas, através da definição de objetivos e estabelecimento de prazo para cumprimento dos mesmos; políticas de incentivos e comissões, como forma de motivação; e estrutura de trabalho, como softwares atualizados e eficientes para que seus colaborados possam realizar suas funções com tranquilidade e agilidade, são peças chaves para o aumento produtivo de seu time.

Abaixo, confira oito dicas práticas para incentivar este importante fator.

1. Identifique e atribua metas, objetivos e papéis

Comunique e informe seus funcionários sobre as expectativas, visão estratégica e missão de cada projeto que os envolve. Bem informados, se sentirão mais motivados e envolvidos com as projeções. É importante delegar papéis e fazer com que cada um entenda como irá contribuir para chegar à meta final do projeto ou meta estabelecida.

2. Agilize o ritmo de trabalho e elimine tarefas desnecessárias

Preocupe-se em reduzir os obstáculos para realização das tarefas de seus funcionários. Mantenha-os focados nas atribuições mais importantes e que sejam eficazes. A eliminação de etapas desnecessárias torna o processo mais rápido e ágil. Use a tecnologia a seu favor neste caso. Saiba as melhores formas e recursos para agilizar e comprimir as tarefas menos importantes.

3. Reduza o número de relatórios

Confie na capacidade das pessoas que você contratou e deixe-as realizar suas atribuições tranquilamente. Tenha cautela no controle das tarefas para não baixar a criatividade e a motivação. Reduza o número de relatórios para que eles possam se concentrar melhor em seu trabalho. Porém, revise e refina alguns relatórios necessários, para manter a otimização de suas metas.

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4. Forneça infraestrutura que possibilite a eficiência

Invista em ferramentas e recursos adequados para facilitar e aprimorar o trabalho. Muitos processos e tecnologias simplificam e agilizam tarefas trabalhosas. Conheça e aplique-os. Invista em um bom sistema interno de controle, gerenciamento, bem como de comunicação interna e externa, com clientes e fornecedores.

5. Ofereça oportunidade de evolução e aplique pagamentos por performance

Isto é primordial para manter seu funcionário motivado, bem como sua remuneração. Promova a oportunidade de o colaborador assumir novos desafios e responsabilidades, e defina metas que ele deva atingir, estabelecendo uma bonificação extra caso alcançada.

É essencial que os funcionários identifiquem chances de crescimento e aprendizado. Da mesma forma, aplique além de metas individuais, metas coletivas que ajudarão a melhorar o trabalho em equipe e a cooperação do time como um todo.

6. Afaste distrações

Determine as etapas do trabalho e a forma de realizá-las. Busque mecanismos que mantenham o foco e a concentração nas tarefas a serem executadas.

7. Incentive o bom atendimento

Prime por colaborados que saibam como tratar bem os clientes, e que saibam como vender bem o produto oferecido. Incentive a simpatia e o carisma com o comprador.

8. Treine seus funcionários para serem receptivos

Promova treinamentos que estimulem a aproximação entre funcionários e clientes.


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