O mercado de móveis de madeira maciça

Conheça nesta série de quatro matérias os fabricantes que investem no design para caracterizar o móvel de madeira maciça

Publicado em 28 de julho de 2015 | 13:30 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O móvel de madeira maciça não é muito comum de ser encontrado dentro das principais redes de varejo multimarcas de móveis do Brasil. Elas apostam na oferta de móveis fabricados com painéis de madeira reconstituída (MDF e MDP) com preço mais em conta para o consumidor. Em vista disso, para traçar um panorama sobre o mobiliário de madeira maciça, o portal eMobile averiguou com fabricantes deste tipo de produto características, especificações, públicos-alvo, mercados e canais de atuação, para compreender mais sobre o item.

Divulgação Cavazotto

Cavazotto Madeira Maciça

Roupeiro Grécia na cor Imbuia da Móveis Cavazotto

Em uma série com quatro matérias especiais, o móvel de madeira maciça será abordado nos quesitos citados acima. Em sua maioria, a produção seriada deste tipo de produto é elaborada para ambientes como dormitórios, salas de jantar e salas de estar. Ademais, também são ofertados diversos produtos específicos como cadeiras e peças decorativas.

A fabricação em série não sepulta o estilo próprio de construção. Utilizando madeira oriunda de áreas de reflorestamento, como pinus, eucalipto e outras madeiras de manejo com maior dureza, apresenta veios e nós únicos em função da especificidade da madeira utilizada, transmitindo traços de exclusividade ao mobiliário.

Com estas e outras (ver box abaixo) peculiaridades, o móvel de madeira maciça tem a durabilidade e robustez do produto como argumento de venda. O toque do acabamento é outro diferencial, pois por mais que não tenha a mesma infinidade de padrões e acabamentos que o móvel de chapa, o design se encarrega de equiparar este detalhe. “Há móveis mistos com madeira e compensado, revestidos e, é claro, totalmente de madeira de lei e o design é fator relevante na diferenciação e no custo destes móveis e por consequência no preço”, aponta Flávio Knorst, da Finestra Móveis.

Leia mais:
Consumidores pretendem economizar
Conhecimento para a venda
Madeira natrual é característica de feira

Assim, o design aparece como grande ponto de divergência no paralelo móvel módico versus mais nobres. Enquanto os populares se destacam pela simplicidade e facilidade de produção, os de linha alta demandam um projeto mais elaborado, materiais e acessórios selecionados e um processo de produção mais complexo.

“Na madeira maciça há a possibilidade de trabalhar formas no produto, pois é mais flexível, ao contrário das chapas em que o trabalho é mais reto. Outro pormenor é que em cada produto podemos perceber os detalhes naturais da madeira que a tornam algo único”, aponta o diretor da Nacional Móveis, Ivo Beuther.

Ou seja, como nos móveis de chapas, existem diferentes classes e níveis de valor agregado e design no mobiliário maciço, algo que varia de marca para marca. “Os fabricantes de móveis de madeira têm produtos e nichos de mercado específicos e as diferenças no mobiliário é o design que diferencia. Uns têm produtos de maior valor agregado e outros trabalham a questão de preço como diferencial”, cita o gerente administrativo/comercial da Móveis Cavazotto, Odinei Cavasotto.

Especificidades
O principal atributo do móvel de madeira maciça é a maior durabilidade em relação aos produtos fabricados com materiais resinados, compensados e multilaminados de madeira. Entre os motivos, ela permite ser trabalhada nos mais diversos formatos, incluindo padrões torneados que são amplamente utilizados na industrialização de móveis que utilizam esse tipo de matéria-prima.

Quanto ao acabamento final é possível aplicar uma vasta gama de cores, utilizando-se de tingidores variados e finalizando com uma ou mais camadas de verniz. O procedimento confere ao móvel uma excelente qualidade e um visual primoroso, característico desse tipo de produto. São utilizadas madeiras provenientes de florestas renováveis, um diferencial positivo para o consumidor ecologicamente comprometido.

Série ‘Móvel de Madeira Maciça’
28/07: Características e design
29/07: Canais de vendas
30/07: Público-alvo
31/07: Mercado interno e externo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook