NRF 2016: lições (anticrise) para o varejo

Maior evento de varejo do mundo traz tendências e insights que podem ajudar varejistas de todos os tamanhos

Publicado em 31 de dezembro de 2015 | 10:00 |Por: Frances Baras

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Entre os dias 17 e 20 de janeiro, a cidade de Nova Iorque ganha mais um atrativo: uma nova edição do maior evento de varejo do mundo, o NRF 2016. Também conhecida como Retail’s Big Show, a conferência reúne uma programação intensa de palestras e uma área de exposição com novidades e serviços para o mercado.

Divulgação NRF

nrf-2016-destaque

Networking durante a realização do NRF 2015: evento reúne executivos do varejo de diversas partes do mundo, com destaque para a delegação brasileira, sempre entre as maiores

Relacionamento com o cliente, branding, marcas de luxo, personalização e outras tendências estão entre os temas, que incluem ainda atrações especiais pra pequenos negócios – leia mais abaixo – e para os estudantes.

“A NRF 2016 trará à tona algumas discussões interessantes. Já em sua palestra de abertura demonstra um tom voltado para a Hospitalidade no Varejo e todos os conceitos envolvidos para a criação do engajamento tão discutido em 2015”, aponta a coordenadora acadêmica da Academia de Varejo, Patrícia Cotti.

Divulgação NRF

nrf-2016

Área de exposições que traz serviços e tecnologia para o varejo. Em 2016, a Expo acontece entre 17 e 19 de janeiro

Também serão abordados temas como omni-channel, digital, crowdfunding, engajamento, fidelização, novos formatos e comportamentos de compra, além de tecnologia e apresentação de cases.

Para o lojista brasileiro, avalia a especialista, “a NRF 2016 é uma oportunidade importante para networking e entendimento do futuro de seus negócios, frente a mercados já bem estabelecidos e maduros.”

Atenção para o pequeno varejo

No domingo (17), primeiro dia do evento, há uma grade especial voltada para o pequeno varejo. O ‘Small Business Experience’ será composto de cinco palestras com assuntos envolvendo tecnologia, mídias sociais e outras ferramentas para o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“É justamente nos pequenos que as melhores práticas são encontradas. Eles possuem uma menor operação, risco e custo de aplicação de novas ideias, além de maior necessidade de diferenciação de seus concorrentes maiores”, ressalta Patrícia.

“A proximidade com o consumidor faz com que as tendências apresentadas sejam utilizadas com mais facilidade”, comenta. “Fidelização, engajamento, experiência de loja estão ao alcance dos pequenos com poucas modificações”, conclui.

Segundo consta no site oficial, a programação não tem custos e é patrocinada pela bandeira de cartões American Express.

E para o consumidor brasileiro

Um painel chamado ‘Golden Goals: Capturing Customers in Brazil’, com a participação de Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, Gustavo Fagundes, CEO da Dutry, e Rodrigo Bacher, diretor de negócios da Paquetá Calçados, vai trazer um panorama do mercado de consumo no País.

Chama a atenção do varejo mundial o rápido crescimento da classe média na América Latina, com 50 milhões de pessoas a mais na última década.  Além do fato de o Brasil ter sido sede da Copa do Mundo (em 2014) e será, em breve, dos Jogos Olímpicos (2016).

 


Os comentários estão desativados.

eMobile