Comércio varejista de Belo Horizonte está otimista

Fim do ano costuma ser a melhor época do ano para varejistas, que realizam promoções para atrair o consumidor

Publicado em 30 de novembro de 2016 | 8:48 |Por: Guilherme Osinski

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Com a chegada do final de ano, as expectativas dos empresários do comércio varejista de Belo Horizonte são bem otimistas. Cerca de 71% desses confiam em uma expansão do faturamento ao fim do mês de novembro, em comparação a outubro, segundo análise do Comércio Varejista, desenvolvida pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio, de Minas Gerais.

Nas palavras da analista de pesquisa da Fecomércio, Elisa Castro, tudo isso ocorre principalmente pela aproximação do natal, considerada a melhor data para os varejistas, e também pelo pagamento do 13º salário e por eventos como a Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro. “Há uma expectativa muito grande, porque, em novembro, o empresário se estrutura para expandir o atendimento e inicia ações voltadas para esse período, a exemplo das decorações temáticas”, afirma Elisa.

Leia mais
Compras por dispositivos móveis
Conciliação de vendas com cartões
Intenção de consumo aumenta 0,5%

Segundo a Fecomércio, 68,3% dos entrevistados tinham programado promoções para o mês de novembro, contra 58,8% em outubro. De acordo com Elisa Castro, o penúltimo mês do ano é uma excelente oportunidade para os consumidores encontrarem ao mesmo tempo bons preços e qualidade, o que acaba otimizando seu poder de compra. “Em meio à competição acirrada, os empresários têm procurado manter uma postura mais ativa na definição da política de preços e ofertas, além de melhorar os canais de atendimento”, revela a analista de pesquisa da Fecomércio.

Entre os segmentos cujos empresários mais aguardam um aumento no faturamento estão os de móveis e eletrodomésticos, com 86,4%, os de artigos de uso pessoal e doméstico, com 82,6%, e também os de equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicações, com 80%.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile