Movimento Compre do Pequeno Negócio chega ao Paraná

Ação estimula valorização e desenvolvimento do comércio local em tempos de crise

Publicado em 18 de setembro de 2015 | 9:00 |Por: Luciana Prieto, equipe de Conteúdo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Shutterstock

Proposta visa ampliar reconhecimento de pequenas empresas

Proposta visa ampliar reconhecimento de pequenas empresas

Com o objetivo de fortalecer o comércio local, por mieo do consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas, o Sebrae lançou no mês de agosto o Movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa, que busca capacitar os empreendedores e sensibilizar o público sobre a importância desse consumo, chega ao Paraná com dicas e palestras de especialistas do varejo.

Entre os dias 15 e 30 de setembro, renomados palestrantes da área passarão por 11 municípios paranaenses, a bordo de uma van, para dar orientações aos pequenos empreendedores sobre como fortalecer os negócios em tempos de instabilidade econômica. Esse giro tem como principal finalidade atrair os empresários para participarem, durante a noite, do Seminário Papo do Varejo.

Promovido pelo Sebrae/PR, o Seminário conta com cinco palestras, quatro presenciais e uma virtual, que focam no que pode ser feito para alavancar as vendas do pequeno varejo. Segundo Osmar Dalquano Junior, coordenador estadual de Comércio de Bens e Serviços do Sebrae/PR, “são quatro horas de palestras, cheias de dicas e apontamentos nesse sentido. Os palestrantes, especialistas renomados, vão tratar de quatro aspectos importantes: as tendências de varejo, a tecnologia, o comportamento de venda e o planejamento em momento de crise”.

Entre os palestrantes estão os especialistas: João Kepler, que falará sobre “Como inovar para vender mais”, Caio Camargo debatendo “Como usar a tecnologia para avaliar e melhorar os resultados”, e Fred Rocha abordando o tema “Pensando fora da loja”. Além disso, Leandro Branquinho falará sobre “Ideias poderosas de venda” e Renato de Castro participa online, com a temática “Varejo pelo mundo”.

Leia mais:
– Revelados os vencedores do Top Móbile 2015
– Pequenas e médias empresas resistem à crise em 2014
– Fimma Marceneiro potencializa micro e pequenas empresas

Juntas, as pequenas e micro empresas representam 95% de todas as empresas do país e são responsáveis pela produção de 27% do PIB brasileiro. Segundo dados do Sebrae Nacional, de janeiro a junho deste ano, 730 mil pequenos negócios novos foram criados no Brasil. No Paraná, são cerca 850 mil pequenos negócios formalizados entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Os números revelam que, apesar da crise, esse é um mercado bastante promissor. Buscando incentivar e fomentar o setor, o hotsite do Movimento enumera cinco razões para as pessoas comprarem de micro e pequenas empresas. São elas: proximidade; geração de 52% dos empregos formais; retenção do dinheiro no próprio bairro; desenvolvimento da comunidade e transformação.

O site também permite que os comerciantes cadastrem suas lojas para que o consumidor possa consultar os serviços e produtos disponíveis perto de sua casa ou trabalho. Ao todo já são mais de 50 mil empresas cadastradas em pouco mais de um mês. Para se cadastrar, o empresário só precisa entrar no site e responder a um pequeno questionário com dados básicos do empreendimento.

Dia D

Assim como no Paraná, em todo o país, diversas ações estão sendo realizadas para preparar os empreendedores para o grande dia do Movimento Compre do Pequeno Negócio. O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, 05 de outubro, foi escolhido como o marco da iniciativa. Dia incentivar e fortalecer os pequenos negócios que fazem parte do dia a dia das pessoas.

No Paraná, como o maior volume do público no comércio varejista acontece aos sábados, o “dia D” será realizado 03 de outubro, em 22 ruas organizadas de comércio do estado. “Nesse dia, nas duas ou três quadras próximas da principal rua de comércio de cada cidade, estimulamos que se enfeitem as lojas, colocando a logo do Movimento, que não é uma logo do Sebrae, mas social. Acreditamos em uma maior atratividade se essa ação for feita no sábado”, argumenta Osmar Dalquano Junior.

Serão realizadas ações nos municípios de: Curitiba, Matinhos, Paranaguá, Marechal Candido Rondon, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina (participa com duas ruas diferentes), Apucarana, Rolândia, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Cambé, Ivaiporã, Faxinal, Arapongas, Maringá, Paranavaí, Castro, Irati, Francisco Beltrão e União da Vitória.

Agenda

As palestras são gratuitas, mas a organização pede que cada participante leve 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade dos municípios. Confira detalhes sobre locais e inscrições:

15/9 – União da Vitória – 19h15
Clube Concórdia (Avenida João Pessoa, nº 303 – Centro – Porto União/SC). Inscrições: (42) 3522-1035.

16/9 – Francisco Beltrão – 18h30
Salão Social Pampeana (Avenida Antônio de Paiva Cantelmo, nº 501). Inscrições: (46) 3524 -6222, com Ronaldo.

17/9 – Paranavaí – 18 horas
Auditório ACIAP – Rua Pernambuco, nº 766. Inscrições: (44) 3423-2865, com Cassiani ou Natália.

18/9 – Maringá – 18 horas
Auditório do Sebrae (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116). Informações e inscrições: (44) 3220-3474, com Josi ou Lucas.

21/9 – Apucarana – 18h30
Cine Teatro Fênix (Avenida Curitiba, nº 1.215). Informações: (43) 3422-4439.

22/9 – Londrina – 19 horas
Sincoval (Rua Governador Parigot de Souza, nº 220). Informações: 0800 570 0800.

23/9 – Castro – 19 horas
Clube União (Praça Manoel Ribas, nº 2). Informações: 0800 570 0800.

24/9 – Irati – 19 horas
Clube Italiano (Rua Dr. Vicente Machado, nº 85). Informações: 0800 570 0800.

28/9 – Matinhos – 19 horas
Sesc Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, nº 91). Confirmação de presença: (41) 3425-1010, com Carol.

29/9 – Curitiba – 18 horas
Auditório Sebrae (Rua Caeté, nº 150). Inscrições: 0800 570 0800.

30/9 – Paranaguá – 19 horas
Auditório da ACIAP (Rua Rodrigues Alves, nº 621). Confirmação de presença: (41) 3425-1010, com Carol.

 

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile