Movelsul 2018 destaca diferenciais competitivos da próxima edição

Principal feira de mobiliário da América Latina aponta o mercado externo como estratégia de negócio para retomar o desempenho do setor de móveis no Brasil

Publicado em 10 de outubro de 2017 | 17:31 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Entre os dias 12 e 15 de março, o polo moveleiro de Bento Gonçalves, considerado o maior do país, recebe a realização da 21ª edição da Movelsul, feira de móveis e complementos que desde 1977 se posiciona como grande plataforma de negócios do setor. Com funcionamento das 12h às 20h em todos os dias de feira, a Movelsul 2018 ocorre no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Com apoio do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é esperado que mais de 200 expositores e cerca de 30 mil profissionais compareçam para conferirem lançamentos em móveis para escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardins, eletrodomésticos, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões.

Movelsul 2018

Para a Movelsul 2018 já estão confirmadas indústrias como Tramontina (móveis, utilidades domésticas e eletroportáteis), Dalmóbile (móveis planejados), Grupo Bertolini (cozinhas de aço e soluções em mobiliário planejado), Kappesberg (mobiliário residencial e corporativo, colchões e estofados), Carraro (móveis modulares), Tapetes São Carlos (vinílicos, carpetes, passadeiras e tapetes), Telasul (móveis para cozinhas), CBP Brasil (colchões e espumas industriais), entre outras.

Divulgação Jeferson Soldi/Sindmóveis

Movelsul 2018

Empresas como a Dalmóbile, Grupo Bertolini e a Kappesberg participam da feira que é pioneira em vanguardismo do setor moveleiro

A entidade que sempre se posicionou com pioneirismo e vanguarda no desenvolvimento do setor moveleiro, acredita em um cenário de recuperação da economia, e considera a plataforma decisiva para impulsionar a indústria em 2018.

Em sua última edição bianual, realizada em março de 2016, mais de 29 mil visitantes e market players marcaram presença no evento. Vindos de 48 países, participaram da realização de 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados, dados que enaltecem a exportação como aposta estratégica para o ano que vem.

Mercado externo

Além da geração de negócios entre lojistas e representantes brasileiros, a Movelsul 2018 é responsável por alavancar o mercado internacional das indústrias moveleiras expositoras por meio de iniciativas específicas e parcerias com programas setoriais apoiados pela Apex Brasil. O Brazilian Furniture é um dos exemplos que promove rodadas de negócios com as indústrias de mobiliário, além do Projeto Raiz que internacionaliza o serviço do designer nacional.

– Designers brasileiros inauguram showroom nos Estados Unidos

“Entendemos que a integração com o mercado internacional deve ser vista como essencial para os negócios no mundo atual e globalizado, pois estão associadas ao aumento da competitividade e consequente desenvolvimento de todo setor moveleiro”, comenta o presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli.

O Projeto Comprador, realizado há 17 anos, é uma das principais ações de fomento à exportação presentes no evento. São esperados 50 importadores internacionais, lojistas, distribuidores e empresários que participarão de uma intensa programação que prevê mais de mil rodadas de negócios e atividades.

Divulgação Jeferson Soldi/Sindmóveis

Movelsul 2018

A expectativa é que mais de 200 expositores e cerca de 30 mil profissionais compareçam no evento para conferirem lançamentos em móveis de diversos segmentos

Para o presidente do sindicato, há muito espaço a ser conquistado pelas indústrias brasileiras no exterior. “No que tange à importação mundial de móveis, de um valor aproximado de US$ 160 bilhões, o Brasil detém menos de 0,5%. Só esses dados mostram que o mercado consumidor internacional é bastante relevante, existindo um grande potencial no qual as exportações brasileiras ainda têm muito espaço para crescer”, afirma.

Ainda segundo Pelicioli, países de outras regiões propõem opções para enriquecimento do setor. “Existem diversas oportunidades em mercados da América Latina, como México, Colômbia, Panamá e Peru, além de Oriente Médio e Reino Unido, entre outros países e regiões. Mercados como os Estados Unidos, país que mais consome e importa móveis em todo o mundo, possuem um grande potencial. O Reino Unido, país de alto consumo de mobiliário e com um mercado dinâmico, também oferece boas oportunidades”, salienta o presidente.

Design como referência

A Movelsul 2018 reforça o design como diferencial competitivo, a começar pelo mote da campanha desta edição, que consiste em, “Design é da nossa natureza”. O jargão visa exaltar e combinar os atributos turísticos locais e a tradição do polo moveleiro de Bento Gonçalves pelo design. A cidade também é considerada o principal destino de enoturismo do Brasil, com 40 mil hectares de vinhedos que a classificam como a capital brasileira da Uva e do Vinho e a primeira região do país a obter a Indicação de Procedência e Denominação de Origem, certificado que qualifica a origem do produto em nível mundial.

A Movelsul também será palco da cerimônia do Prêmio Salão Design, maior prêmio de design da América Latina, responsável por promover e assegurar espaço para a criatividade e empreendedorismo com a premiação, divulgação e mostra de seus vencedores.

–  Ranking Novarejo aponta 20 maiores empresas de móveis e eletros

O prêmio tem como objetivo estimular a inovação tecnológica por meio do design e assim, destacar a capacidade e o talento de seus participantes, inclusos nas áreas de indústrias, varejo, profissionais e estudantes do setor, agindo inclusive, como incentivador de novas parcerias. É realizado pelo Sindmóveis desde 1988 e, em 2018, chega a sua 22ª edição, somando, em sua trajetória, mais de 13 mil projetos inscritos.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook