Móveis seriados para residências menores

Portal eMóbile lançou desafio para fabricantes de móveis seriados que mostraram suas propostas em mobiliário para ambientes menores para o varejo de móveis

Publicado em 6 de agosto de 2015 | 13:30 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O tamanho médio dos imóveis residenciais tem diminuído a cada ano. Conforme levantamento da Creative, especializada em monitorar o mercado da construção civil no Brasil, em 2015 o metro quadrado de um imóvel de médio baixo padrão é de 46m². Para o varejo ter móveis seriados para ofertar ao consumidor – produção em série que diminui o custo final do produto – que se encaixam dentro de ambientes cada vez menores o relacionamento com a indústria deve ser estreito. Até porque, a faixa de consumidores da classe C, que é quem mais adquire casas e apartamentos deste tamanho, não é baixa – representa 47,9% dos domicílios do País, segundo dados da IPC Marketing Editora.

Arte/Revista Móbile

Móveis seriados - Planta 46 m²

Planta de 46 m² foi desafiada para fabricantes de móveis seriados a sugerirem móveis que se adequassem ao ambiente considerando, também, aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos

Para mostrar ao varejo soluções em móveis que atendam a necessidade do consumidor brasileiro para sua casa ou apartamento, o Portal eMóbile lançou o desafio para as fábricas de móveis seriados. Para uma planta de 46 m², indústrias do polo moveleiro de Arapongas apresentaram produtos que buscam satisfazer as dificuldades do usuário para o novo morar. Colibri Móveis, DJ Móveis, Hellen Colchões, Kit’s Paraná, Santos Andirá e Somopar participaram da matéria.

Para criar seus móveis seriados de forma que atenda as necessidades dos apartamentos e ambientes atuais as empresas tem se movimentado bastante, realizando pesquisas e observando o mercado e os consumidores.

A fabricante de racks, homes e painéis, Colibri Móveis, por exemplo, tem acompanhado a verticalização dos imóveis e o movimento da “diminuição” dos espaços, se adaptando e desenvolvendo produtos diferentes. “O resultado positivo desta ação se deu nas vendas que aumentaram muito”, diz o especialista em design, Danilo Marcos Durante.

Divulgação Colibri

Móveis seriados - Rack Colibri

A facilidade ao acesso de informações faz o consumidor se diferenciar daquele de anos atrás, transformando-os em mais exigentes, com gostos mais específicos e próprios

Para a Kit’s Paraná, fabricantes de cozinhas, a maior mudança constatada é que com o incentivo de crédito houve grande aumento de construção de casas e apartamentos com até 70 m². “O projeto Minha Casa, Minha Vida impulsionou o consumo e fez com que nós também nos preocupássemos com novas soluções em móveis que fossem multiutilidades e que atendessem a esta nova demanda”, explica o gerente de marketing, Sérgio Duarte.

Pensando nas moradias com espaços reduzidos, a Hellen Colchões procurou desenvolver produtos em tamanho que se enquadre em ambientes menores, mas que ainda permitem maiores privilégios ao usuário. É o caso do colchão Queen Size Smart de 150 cm de largura.

“Ele é maior que o tamanho de colchão casal padrão (138 cm) e é menor que o colchão padrão Queen Size (158 cm) e, assim, otimiza espaço no quarto, principalmente em apartamentos. Estes são produtos negociados específicos de acordo com a necessidade de alguns clientes que trabalhamos”, comenta o gestor de marketing, Estevam Augusto Grillo.

Design
Esta disciplina é de suma importância no processo de criação e a produção de um novo móvel sempre é sustentado pelo design. Incluso a isso, está a análise do público destinado. A DJ Móveis trabalha voltada pra a classe C sem abandonar as outras classes. “É na diversidade de estilos que encontramos novas práticas e tendências para melhorar e facilitar a vida do consumidor”, diz a coordenadora de marketing, Juliana Romero Correia.

A equipe de design da DJ trabalha com diversos escritórios de designer de todo o Brasil e até na Itália, tendo acesso à cultura e particularidade de muitas regiões brasileiras. Com isso, os profissionais visitam cidades potencial de consumo e realizam pesquisa os lojistas.

Leia mais
Ferragens otimizam pequenos ambientes
Kit’s Paraná atenta às necessidades do mercado
Investimento da DJ Móveis em móveis menores
Móveis multifuncionais: uma outra opção

A regionalidade brasileira também é levada em consideração pela Santos Andirá, que analisa os costumes de cada local para adaptar o produto a atender de forma ideal o máximo de usuários de estilos peculiares.  Para chegar nestas especificações, a empresa realiza pesquisas de mercado em lojas de móveis e internet, entre outros.

“Adquirimos estudos a respeito de comportamento do consumidor; observamos tendências nacionais e internacionais; analisamos as sugestões dadas por consumidores em nosso site, cartas-respostas, funcionários, entre outros; e ficamos antenados também no que ocorre em outros setores e que possa influenciar nossos produtos, como design, cores e funcionalidades de eletrônicos”, explica a gerente de marketing, Cristiane Fernandes.

Soluções
Toda esta tarefa não é em vão e a imersão no atual padrão de vida do consumidor gera resultados. Confira a seguir móveis, colchões e estofados indicados para uma planta habitacional de 46 m² (clique nas fotos para ampliar a imagem).

 

Divulgação Kit's Paraná

Móveis seriados - Cozinha Kit's Paraná

Cozinha Fascine da Kit’s Paraná

Cozinha
Fascine da Kit’s Paraná
Produzida em MDP com estrutura de 15 mm, a Cozinha Fascine da Kit’s Paraná se adéqua ao mais diversos espaços. Com 1230 mm de largura, 1895 mm de altura e profundidades de 313 mm (superior) e 518 mm (inferior) tem a opção de combinação de cinco cores. O produto tem cinco portas e três gavetas com dobradiças e corrediças metálicas que garantem suavidade e segurança no abre/fecha. Os puxadores ergonômicos são fabricados em MDF revestidos com PVC e os pés reguláveis em plástico resistente. O acabamento das portas e gavetas são em pintura com verniz alto brilho com secagem ultravioleta que facilita a limpeza do móvel.

Divulgação DJ Móveis

Móveis seriados - Mesa de Jantar da DJ Móveis

Mesa Armonia com Cadeira Comfort da DJ Móveis

Sala de jantar
Mesa Armonia da DJ Móveis
Com acabamento de pintura ultravioleta com textura na cor Nogueira e frisos decorativos em alto relevo na cor Vanilla Perolizado, a mesa tem sistema de junção lateral e possibilita uma montagem rápida. O tampo de vidro pode ser montado no tamanho 1000 x 1000 mm – há opção em tamanhos maiores com duas bases. O produto tem três opções de cadeiras Domenica, Romana e Comfort, esta última (foto) possui sistema de montagem fácil e rápida, encosto com detalhe almofadado com costura especial e espaldar reforçado e é encontrada na cor Suede Bege e Café e tem tamanho de 460 x 1038 x 610 mm (LxAxP). O produto também pode acompanhar um Buffet de tamanho 1800 x 775 x 360 mm e Cristaleira (560 x 1800 x 380 mm).

 

Divulgação Colibri

Móveis seriados - Rack Colibri Móveis

Rack Arena da Colibri

Sala de estar
Rack Painel Arena da Colibri Móveis
Dentro da planta proposta pelo Portal eMóbile, havia um pequeno espaço disponível para colocar um rack. A Colibri Móveis sugere o Rack Painel Arena, produto que tem o painel de parede junto ao rack e projetado especificamente para espaços como este. Sua largura de 1,04 m possibilita a acomodação perfeita no espaço. O rack suporta televisão de 32” a 40” polegadas, tem rodízios e portas de correr e está disponível nas cores Nogueira/Seda e Cinza Silver/Ébano.

 

Divulgação Somopar

Móveis seriados - Estofado Somopar

Estofado Europa da Somopar

Estofado Europa da Somopar
Com cinco lugares, o estofado Europa da Somopar tem tecido Sued amassado na cor marrom. Sua estrutura é de madeira reflorestada de eucalipto e pinus, tem assento, encosto e braço fixos na espuma D23 e pés em PVC na cor Tabaco. Cada assento suporta 120 kg e seu design moderno garante fácil posicionamento em qualquer canto com chaise que permite melhor apoio dos pés. São três módulos distintos com o de três lugares no tamanho 1370 x 860 x 800 mm (L x A x P), dois lugares mais canto fechado com 1900 x 860 x 800 mm e chaise fechado com 690 x 860 x 1380 mm.

 

 

Divulgação Santos Andirá

Móveis Seriados - Dormitório Santos Andirá

Dormitório Carisma da Santos Andirá

Quartos
Dormitório casal Carisma da Santos Andirá
A Santos Andirá utilizou móveis da Linha Carisma para o quarto de casal da casa proposta. A linha possui roupeiro de 2,35 m de altura e no caso foi sugerido o modelo Renovare, disponível nas cores Roble e Fendhi (foto) e Carvalho e Araucária com 2,40 m de largura de três portas de correr. Os móveis com portas de correr são ótimos para ambientar espaços mais compactos, pois não precisam do espaço da abertura das portas. A linha tem a opção de cama, porém foi sugerido um painel para Colchão Box casal com módulo lateral com luz que não necessita de instalação elétrica, pois funciona à bateria e ascende/apaga ao toque. Para complementar o ambiente, a empresa incorporou uma cômoda que pode servir de apoio para televisão.

 

Conjunto Box Inverno/Verão da Hellen Colchões

Colchões

Móveis Seriados - Colchão Hellen

Colchão Verão Inverno da Hellen Colchões

O colchão casal Conjunto Box Inverno/Verão da Hellen Colchões é um colchão duplo euro pillow com tecido de malha e poliéster. Um lado do colchão é refrescante e outro mais quente, podendo ser invertido de acordo com a estação do ano. Desta forma, o produto proporciona um melhor conforto e preservação da temperatura corporal durante o sono.

Dormitório solteiro Doce Vida da Santos Andirá
Para o quarto de solteiro a Santos Andirá indica duas opções da linha modulada Doce Vida, indicada para ambientação de pequenos espaços. Constituída de módulos que vão compondo o espaço de acordo com a necessidade do usuário, ou seja, com mais gavetas ou com mais prateleiras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile