McCann traça diferentes perfis do consumidor

Em estudo, aforam analisadas as atitudes e os comportamentos globais dos consumidores em relação às diversas dimensões do ato de comprar

Publicado em 23 de agosto de 2014 | 16:47 |Por: Marina Gallucci

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Além de analisar as atitudes e os comportamentos globais do consumidor em relação às diversas dimensões do ato de comprar o estudo “Truth About Shopping – a verdade sobre o ato de comprar” da McCann Truth Central, a divisão de consumer intelligence do McCann Worldgroup (leia mais aqui), buscou mapear os diferentes perfis do consumidor brasileiro e global.

Realizado com 10 mil pessoas em 11 países e complementado por pesquisas qualitativas nesses e em outros mercados, como no no Brasil, onde foram entrevistadas mil pessoas em todo o país, a pesquisa chegou à classificação de cinco perfis, estilos de compradores, segundo o modo e a categoria de compra: robótico, estudante, apaixonado, explorador e lutador.

Confira a seguir:

Robótico: Esta é a mentalidade mais negativa e desengajada, presente globalmente em 6% dos consumidores (3% no Brasil). Os consumidores parecem estar no “piloto automático” em suas experiências de compra, e é preciso que o lojista faça muito para chamar a sua atenção.

Estudante: Esta é a mentalidade mais prevalecente no mundo (39%), com exceção do Brasil (23%). Os consumidores estão abertos a aprender sobre novos produtos. Eles estão ansiosos para tocar, interagir e fazer perguntas sobre um item ou uma categoria específica.

Apaixonado: Neste perfil, presente em 14% dos consumidores globais (17% no Brasil), os consumidores estão buscando ser seduzidos. Eles esperam ser encantados pelos produtos e ofertas, além de receber um tratamento especial por parte da loja ou dos vendedores.

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Explorador: Esta mentalidade é a mais engajada e positiva, presente em 14% dos consumidores globais (17% no Brasil). Os consumidores estão abertos a experimentar de tudo. Eles querem descobrir, explorar e realmente ir atrás de suas compras. Eles esperam ser surpreendidos e encantados pela loja ou pelo produto.

Lutador: Quando os consumidores têm essa mentalidade, eles estão sempre fazendo pesquisas para se armar com questões e desafios para disparar contra a marca e os seus vendedores. Eles sempre lutam pelo melhor negócio. Esse é o perfil mais presente entre os brasileiros (40% vs. 27% da média global).

Nesse quesito, a análise também apontou um traço curioso da personalidade do brasileiro. Um quarto dos entrevistados afirmou que, mesmo gostando de fazer compras, não gosta de ser visto como um comprador compulsivo ou que esbanja, sendo que 25% afirmaram que se sentiriam ofendidos ou preocupados se fossem descritos como “shoppers” (compradores). Esse índice é de apenas 12% na média mundial.

Na contramão, apenas 12% dos brasileiros se sentiriam satisfeitos ou orgulhosos ao ser reconhecidos como compradores, índice que alcança os 24% mundialmente. Curiosamente, 89% dos entrevistados brasileiros dizem que as pessoas estão mais materialistas hoje em comparação a 10 anos atrás. No entanto, apenas 32% deles se consideram “shopaholics”.

Perfil do Consumidor Brasileiro/Truth About Shopping – a verdade sobre o ato de comprar

(com informações da assessoria de imprensa)


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