Marketing digital: sua empresa está na internet?

Pesquisa revela que marketing digital será a grande aposta das lojas virtuais em 2015

Publicado em 20 de novembro de 2014 | 15:40 |Por: Júlia Magalhães

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Marketing digital

A pesquisa mostrou que 90% das empresas ainda têm como principal canal de atendimento o email

O Marketing Digital parece ser a área que ganhará mais atenção das lojas virtuais no próximo ano. É o que indica pesquisa realizada pela especialista em marketplace e plataformas de comércio eletrônico, Rakuten. Segundo dados levantados, 70% dos entrevistados responderam que esta será a prioridade de investimento. Outros 26% disseram que investirão mais em ferramentas e softwares de gestão, 21% focarão os esforços em CRM (atendimento ao consumidor) e 12% mirarão em outras áreas.

Atuação nas redes sociais, atendimento ao cliente, opção de pagamento com carteira digital e participação no mobile commerce também foram abordados no estudo, que entrevistou 100 pessoas. Entre elas, participantes de diferentes empresas de e-commerce, entre lojistas, gestores de vendas, gestores de TI, gestores de marketing, além de funcionários de lojas virtuais dos segmentos pequeno e médio, em sua grande maioria.

Divulgação Rakuten Brasil

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Jordão: “O email marketing continua sendo o principal canal e vendas entre a loja e os clientes. A taxa de conversão de um e-mail marketing bem feito é muito melhor do que a taxa de conversão de uma campanha no Google bem feita”

O CMO (Chief Marketing Officer – diretor de marketing) da Rakuten Brasil, Ricardo Jordão, é enfático ao dizer que, para fazer marketing digital, tem que ter mentalidade de marketing digital. “Diferente do offline, onde não se consegue medir direito os resultados das ações ou fazer alterações quando a campanha está no ar, o marketing digital é interativo, engajador, colaborativo, transparente e requer uma gestão diária”, sublinha.

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Para fazê-lo, esclarece Jordão, o lojista tem que ter um “piloto” embasando as ações para otimizar o trabalho e interagir com os clientes durante a chamada “jornada do cliente” antes, durante e depois da compra. “A loja tem que investir no piloto. Colocá-lo em cursos técnicos que rapidamente vão prepará-lo para dirigir o marketing digital.”

Jordão complementa que o e-commerce é o presente e o futuro do comércio. “É a grande revolução que aconteceu com o varejo nos últimos 30 anos.” Segundo o empresário, esta plataforma invadiu o comércio tradicional e veio para ficar. Portanto, quem não entrar, de alguma maneira vai desaparecer.

Confira abaixo, resultados da pesquisa realizada durante o Rakuten Expo – evento de lojas virtuais, que aconteceu em outubro, em São Paulo (SP).

Leia matéria completa na Móbile Lojista 314.


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