Madeira Maciça: atuação em varejo distinto e e-commerce

Para atingir seu público com maior precisão, fabricantes do mobiliário de madeira maciça comercializam com pequenos e médios varejistas e em canais digitais

Publicado em 29 de julho de 2015 | 13:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

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Divulgação Serpil

Serpil Madeira Maciça

Sala de estar Wood da Serpil

A segunda reportagem sobre o móvel de madeira maciça trata sobre os canais de vendas que as fabricantes estão presentes. Conforme revelado na primeira matéria sobre o tema, as marcas que fabricam este tipo de mobiliário têm como seus principais clientes, pequenos e médios varejistas que investem no produto para atender um público um pouco diferenciado.

Diferente de países da Europa e dos Estados Unidos onde o móvel de madeira maciça é comum nas grandes redes, no Brasil a realidade é outra. E para fugir desta concorrência, os fabricantes operam com outros estabelecimentos. “Existem lojas que trabalham exclusivamente com móveis de madeira maciça e também aquelas que vendem diversos tipos oferecendo este produto como uma das opções disponíveis ao consumidor”, observa o sócio-gerente da Bedroom Móveis, Norberto Borsatto.

Desta forma, os principais pontos de vendas são lojas tradicionais, às vezes únicas em seus municípios, que são conhecidas pela venda de produtos de madeira maciça. Segundo a gerente de marketing da Serpil, Carla Guillante, as grandes redes têm o móvel de madeira como produto de complemento e decoração apenas.

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Já para móveis grandes como para guarda-roupa, mesas de jantar e racks e homes, ou seja, móveis maiores e principais no ambiente da casa, a principal rede de vendas é composta por lojas individuais e até pequenas redes. “O modelo do pequeno varejista diferencia-se das grandes redes pela personalidade e individualidade das peças, com isso agregando valores e diferenciais”, esclarece Carla.

Divulgação Bedroom

Bedroom Madeira Maciça

Conjunto Houston da Bedroom Móveis

Sites de vendas
O e-commerce é um meio alternativo de comercialização que tem dado resultado e que as empresas apostam cada vez mais. Além de ser uma boa oportunidade para as empresas, também é para os consumidores que procuram produtos com qualidade, versáteis e que atendem suas necessidades rapidamente.

A Nacional Móveis possui linhas desenvolvidas especialmente para a venda em sites, assim como a Domus Móveis que efetuou uma parceria com lojas de vendas online, por achar que eles possuem boa estrutura em termos de atendimento e entrega. Para a Serpil Móveis, o comércio eletrônico é um canal interessante, mas ressalta que os móveis carecem de melhorias em relação à montagem e proteções nas embalagens. Na Bedroom, este canal não é explorado pela empresa, porém é uma alternativa que será analisada quanto à viabilidade de implantação.

Série ‘Móvel de Madeira Maciça’
28/07: Características e design
29/07: Canais de vendas
30/07: Público-alvo
31/07: Mercado interno e externo


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