Lopas foca na sustentabilidade

Departamento ambiental da marca é exemplo de responsabilidade social

Publicado em 8 de junho de 2016 | 11:00 |Por: Júlia Magalhães

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Divulgação Lopas

Lopas

O departamento recolhe 100% do resíduo tratado

Voltado à sustentabilidade, a Lopas criou há dois anos o seu Departamento Ambiental para cuidar dos resíduos provenientes das três unidades fabris da empresa. Neste espaço eles são separados e recebem destinação correta conforme as leis ambientais em vigência no País. O departamento ainda é responsável pela limpeza e conservação dos ambientes de trabalho, além do gerenciamento de resíduos da produção dos móveis.

Onze colaboradores atuam no setor recolhendo os resíduos das linhas de produção e separando-os de acordo com cada tipo de material: papelão, papel, plástico e sucatas, como alumínio e ferro. Tudo é pesado, medido e armazenado. Segundo a empresa, alguns são reutilizados, como é o caso da fita plástica que protege a matéria-prima que chega à empresa. Após seu uso, ela é enrolada novamente e repassada para um fabricante de peneiras e balaios para produtores de café no estado do Espírito Santo.

O papel, o papelão e o plástico, por sua vez, são recicláveis e após serem destinados para uma empresa especializada, são processados para se tornarem novos produtos. Já os resíduos que compõem a Classe II, ou seja, aqueles que não podem ser reutilizados são destinados a Belo Horizonte para a etapa de coprocessamento. Neste processo, o produto se transforma em energia, deixando de poluir o meio ambiente.

Leia mais:
Lopas estreita laços com consumidores
Nova fábrica Lopas será inaugurada no final do ano
Otimismo marca lançamento da Movexpo 2017

Divulgação Lopas

Lopas

O materiais são reaproveitados ou recebem destinação correta como forma de proteger o meio ambiente

“Em cada unidade da empresa temos uma área específica para receber esses materiais, onde são organizados e embalados para que sejam transportados de forma segura até o destino final”, explicou o assistente ambiental e mestre em manejo de ecossistemas, Rodrigo Fernandes.

De acordo com a Lopas, o Departamento reciclar 100% do resíduo tratado. “Sempre tivemos essa preocupação ambiental. Recentemente fundamos um setor só para este fim, justamente para criar condições para que tudo seja aproveitado. Isso faz parte da nossa missão e nos orgulhamos muito em saber que estamos fazendo a nossa parte para proteger o meio em que vivemos”, destacou o diretor Carlos Augusto Lopes.

(Com informações da Lopas).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile