Lojistas poderão negociar cartão com mais de um banco

Atualmente, cada empresa de cartão de crédito tem sua própria padronização de dados de vendas a prazo

Publicado em 25 de setembro de 2014 | 17:09 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A partir do próximo ano, os lojistas poderão negociar o adiantamento das vendas a prazo feitas com cartão de crédito com vários bancos. Para isso, o Banco Central (BC) publicou hoje (25) a Circular nº 3.721, que determina que instituições financeiras e de pagamento deverão utilizar arquivos padronizados da agenda de recebíveis de cartão, que equivale a um cronograma dos recebimentos previstos pelo estabelecimento comercial baseado nas vendas com cartões de crédito.

Sem essa padronização, o lojista só consegue negociar o adiantamento com o banco que já tem relacionamento. Cada empresa de cartão de crédito tem, atualmente, sua própria padronização dos dados de vendas a prazo. “Será possível a estes estabelecimentos comerciais realizar operações de antecipação desses pagamentos independentemente do credenciador e do banco que escolherem para manter relacionamento, ampliando suas opções de acesso a capital de giro”, diz o BC, em nota.

Leia mais:
Comércio deve vender menos no Dia das Crianças
Móbile Lojista: informação para o varejo multimarcas
IDV acredita em crescimento de até 3,1%

“Como consequência, a medida promove maior competição no mercado de credenciamento, uma vez que ela reduz barreiras à entrada; e, da mesma forma, amplia a possibilidade de escolha de domicílios bancários – banco em que os estabelecimentos recebem a liquidação das operações com cartões de pagamento –, pois reduz as vantagens competitivas decorrentes de vínculo entre banco e credenciador”, acrescenta o BC.

A circular entrará em vigor em 2 de fevereiro de 2015. Segundo o BC, esse tempo é “adequado para que as instituições realizem ajustes operacionais para a implementação da solução tecnológica necessária”.

(com informações da Agência Brasil)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile