Cinco informações que todo vendedor de móveis precisa saber

Para que os clientes se sintam seguros na hora da compra, é importante saber apresentar bem os materiais e funções de cada móvel

Publicado em 27 de junho de 2017 | 9:00 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Conhecer bem os produtos que são oferecidos em uma loja é essencial para um profissional de vendas, principalmente para um vendedor de móveis que lida com diferentes produtos. Isso faz com que os clientes sintam-se seguros ao realizarem suas compras. O curso “Conceitual de Móveis” da Woli, empresa de tecnologia para treinamentos, auxiliam a capacitar os vendedores, estabelecendo o contato com aspectos básicos e necessários para a venda de móveis, como o processo de montagem, materiais utilizados e acabamentos em móveis de aço, madeira e sofás.

Divulgação CasaMob

 vendedor de móveis

Feitos em aço galvanizado os móveis têm durabilidade e praticidade na montagem

O portal eMóbile listou os principais conhecimentos apresentados durante os três cursos e que são essenciais para qualquer vendedor de móveis:

1.Praticidade do aço
O aço, liga de ferro e carbono, tem diversos tipos e aplicações. É o principal material para construir ferramentas, construções e também móveis e eletrodomésticos. Para a linha branca de eletrodomésticos e móveis, os principais tipos de aço utilizados são os eletrogalvanizados, os galvanizados por imersão a quente e os laminados a frio.

Uma das vantagens dos móveis feitos em aço é a sua forma de montagem feita por barras de travamento, que dispensam, em sua maioria, o parafusamento. Essa forma de montagem possibilita que o móvel possa ser desmontado facilmente e aplicado em outro ambiente.

Divulgação Freepik

 vendedor de móveis

Vendedor de móveis: é preciso conhecer o tipo de madeira adequado à aplicação que o cliente deseja

2.Inúmeras aplicações da madeira
Por muito tempo, os móveis eram fabricados exclusivamente em madeira de lei, conhecida também como madeira maciça. Hoje, são inúmeras as possibilidades apresentadas para a fabricação de móveis – como o MDF, painel de fibras de madeira aglutinadas prensadas em alta temperatura, formando uma superfície lisa e homogênea.

Já o MDP, painel de aglomerado de partículas de madeira, semelhante ao MDF, utiliza partículas em vez de fibras e apresenta três camadas. É mais recomendado para projetos planos, aceitando bem pinturas e vernizes, mas não laminados.

Uma das melhores opções para a confecção de móveis de madeira é o compensado, tipo de madeira feita de placas finas de madeira maciça, coladas uma a outra com resina e pressão. Já o Laminado recebe uma fina folha de madeira diferente da utilizada nas laminas internas, oferecendo mais opções de acabamento para o móvel.

Existe também o sarrafeado, com uso frequente na construção civil, sendo o principal material para tapumes e portas. Tem alta resistência ao encolhimento e torções. O OSB, painel de tiras de madeiras orientadas, também é altamente resistente e costuma ser aplicado em tetos, bases de pisos e estruturas de móveis.

 

Divulgação Häfele

 vendedor de móveis

Corrediças telescópicas garantem firmeza e deslizamento suave

3.Movimento
Responsável por suavizar o movimento das gavetas, as corrediças garantem maior durabilidade ao móvel. As roldanas permitem o deslizamento por meio de uma roldana de nylon, sendo a mais comum entre as corrediças – apresentando também um preço mais acessível. As telescópicas são feitas em aço relaminado ou inox e funcionam por meio de um sistema de rolamento com esferas metálicas. Seus componentes garantem firmeza e deslizamento suave e silencioso às gavetas.

– Aplicativo MM Móveis

Com acabamento zincado e rolamento com esferas metálicas, as corrediças invisíveis são chamadas assim por serem fixadas na base da gaveta, de modo a não ficar aparente. Com deslizamento suave e silencioso, o sistema permite a extração total da gaveta.

Para aprimorar o uso das corrediças existem os sistemas de slowmotion, que oferecem um movimento ainda mais suave e sem batidas às gavetas e o touch to open, que permite uma abertura automática, sem auxílio de puxadores.

 vendedor de móveis

As fitas de borda protegem e agregam valor ao móvel

4.Toque final
Existem inúmeras formas de acabamento para os móveis de madeira, entre os mais utilizados estão o verniz alto brilho, que dá ao móvel uma película líquida de acabamento quase transparente.

A laca, um dos acabamentos mais elegantes, oferece um resultado final uniforme ao móvel – por ser mais rápida e barata do que a laca, a pintura UV é muito utilizada como substituta do material.

Aplicada preferencialmente em superfícies bem lisas, a fórmica líquida é uma pintura fosca obtida com tinta de poliuretano PU. Para alterar a tonalidade da madeira, são utilizados os tingidores – que, quase sempre, dão um aspecto natural ao material.

Para o acabamento, as fitas de borda impedem que a madeira lasque nos cantos ou que seu miolo fique à mostra, valorizando o móvel.

 vendedor de móveis

5.Dono do conforto
O sofá é um objeto muito importante na casa, sendo responsável por reunir a família, os amigos e oferecer conforto aos moradores. Por isso, o vendedor de móveis deve analisar muito bem o perfil do cliente antes de vender  o móvel. Para uma pessoa ficar confortável, cada assento deve ter pelo menos 80 centímetros. Sendo que é melhor um sofá com dois lugares largos do que três apertados.

Se produzidos com materiais como pinus, eucalipto e MDP, os sofás tornam-se resistentes e sustentáveis – por serem feitos com madeira de reflorestamento. Na hora de escolher o revestimento, é preciso analisar não apenas a estética do tecido, mas sim sua resistência à lavagem, à luz e à abrasão.

Para mais detalhes e cursos, acesse o site.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile