Índice FIPE/Buscapé em Maio de 2016

No período anual maio16/maio15, o segmento Eletrodomésticos registrou aumento de 10,73%

Publicado em 16 de junho de 2016 | 9:10 |Por: Cleide de Paula

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O Índice FIPE/Buscapé teve aumento mensal de 0,40% em maio/16, completando uma série de 64 meses – mais de 5 anos – caracterizada por queda de preços em 45 meses, ou 70% do período, conforme ilustra a figura 1. Nos últimos 12 meses observa-se, entretanto, variações positivas em 67% do período (8 meses) como reflexo do próprio movimento geral dos preços. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé ao longo da série refletem o dinamismo e concorrência do setor de e-commerce, bem como a natureza dos produtos que são mais frequentemente comprados no mesmo.
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Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, seis apresentaram aumento de preço no mês de maio/16, conforme a figura 2: Eletrônicos (2,37%), Moda e Acessórios (1,08%), Cosméticos e Perfumaria (0,85%), Eletrodomésticos (0,54%), Casa e Decoração (0,34%) e Esportes e Lazer (0,19%). Das 157 categorias pesquisadas, 92, ou 59%, tiveram aumento médio de preço de 1,49%, com destaque para: “TV” (2,81%), “cartucho para impressora” (1,89%), “condicionador para cabelo” (1,88%), “chapinha/prancha” (1,87%), “shampoo para cabelo” (1,87%), “som automotivo” (1,85%), “ventilador/circulador” (1,62%) e “secadora de roupa” (1,62%).

Quatro dos dez grupos tiveram queda de preço: Fotografia (-0,97%), Telefonia (-0,91%), Informática (-0,83%) e Brinquedos e Games (-0,76%). Das 157 categorias de produtos pesquisadas no mês de maio, 65, ou 41%, tiveram queda média de preço de -0,99%, com destaque para: “skate” (-4,99%), “personagem de pelúcia” (-3,45%), “caçarola” (-2,65%), “cooler para bebidas” (-2,28%), “faqueiro” (-2,00%), “memória para PC” (-1,99%) e “bonecas” (-1,94%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Mai16/Abr16)

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A variação anual maio16/maio15, de 6,69%, caiu sensivelmente em relação à variação anual média de 10,2% do 1º trimestre. Esta queda deveu-se ao fato da elevada variação mensal de 4,73% de abril de 2015 ter sido substituída pela variação de 0,11% de abril de 2016. A despeito desta queda da variação anual, manteve-se a expressiva reversão de tendência do Índice FIPE/Buscapé – em relação ao patamar anterior de -3% – ao longo dos últimos 12 meses: junho (0,26%), julho (2,03%), agosto (1,98%), setembro (3,54%), outubro (4,17%), novembro/15 (6,92%) e, principalmente, dezembro/15 (9,24%), janeiro/16 (9,01%), fevereiro/16 (10,72%), março/16 (10,78%), abril/16 (5,89%) e maio/16 (6,69%), conforme ilustra a figura 3.
Se observar-se o início da série do Índice FIPE/Buscapé, a variação anual passou de um patamar de cerca de -10%, em 2012, para cerca de +10%, no 1º trimestre de 2016, ou seja, a variação anual aumentou cerca de 22%. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 10,5%, e também a valorização do dólar, que apresenta forte ascensão ao longo dos últimos cinco trimestres: 1º tri15/14 (21,6%), 2º tri15/14 (37,7%), 3º tri15/14 (54,8%), 4º tri1/14 (50,7%) e 1º ti16/15 (34,0%). É importante ressaltar, neste sentido, que algumas categorias que têm peso significativo no e-commerce são influenciadas de forma defasada pelo aumento do mesmo: Eletrônicos, Informática, Fotografia e Telefonia.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

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A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual -3,1% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período abril16/abril15, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram 5,89%, o IPCA registrou aumento de 9,28%.

Os prognósticos são de que a variação anual do IPCA deve declinar ao longo do ano, mas provavelmente a variação anual do índice FIPE/Buscapé manter-se-á inferior à variação do IPCA, como tem ocorrido ao longo da série. Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia.

Os números da série em geral traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o crescimento do setor, que em 2015 foi de 15,3% em termos nominais, e de 13,3% em termos reais, com base na variação média anual de 1,79% do Índice FIPE/Buscapé. Este crescimento é bastante relevante considerando-se que o PIB caiu -3,8%, e significa que o e-commerce teve um crescimento de 17,7% acima da economia neste contexto recessivo.
Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

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No período anual maio16/maio15, dos 10 grupos pesquisados, 8 apresentaram aumento de preço e apenas 2 apresentaram queda, havendo expressiva diferença entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vai de uma queda de -9,81%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 10,73% em Eletrodomésticos, conforme ilustra a figura 5. Das 157 categorias pesquisadas, 135, ou 86%, tiveram aumento médio de preço 8,43%, e apenas 22, ou 14%, tiveram queda média de preço de -3,79%.
O grupo com maior queda anual de preço em maio16/maio15 foi Moda e Acessórios (-9,81%), muito influenciado por “tênis” (-12,63%), e o segundo grupo com queda de preço foi o de Telefonia (-2,57%) – devido a “celular/smartphone” (-2,92%). O grupo com maior aumento de preço foi o de Eletrodomésticos (10,73%), devido principalmente a “forno elétrico” (18,07%), “microondas” (15,53%), “aspirador de pó” (15,08%) e “ventilador/circulador” (13,31%). Este grupo foi seguido por Eletrônicos (8,39%) – no qual se destacaram “DVD player” (12,42%), “home theater” (10,43%) e “TV” (8,69%) – e Informática – com destaque para “cartucho para impressoras” (18,91%) e “placa-mãe” (15,42%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram aumentos destacados no período anual maio16/maio15, além dos já citados, foram: “frigobar” (14,80%), “multiprocessador de alimentos” (13,97%), “simulador de caminhada” (12,92%), “secador de cabelos” (11,68%), “aquecedor de ambiente” (11,57%), “secadora de roupa” (10,98%), “notebook” (10,89%), “lavadora de alta pressão” (10,14%) e “freezer” (9,86%). Os que tiveram maiores quedas foram: “cooler para bebidas” (-12,76%), chuteira (-11,53%), “mala” (-6,37%) e “MP3 player/MP4 player” (-3,12%).

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Mai16/Mai15)

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Os aumentos anuais de 10,78% do Índice FIPE/Buscapé no período março16/março15, 10,72% em fevereiro16, 9,01% em janeiro/16 e 9,24% em dezembro/15 reverteram uma longa série de quedas anuais e aproximam-se bastante das variações dos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 9,28% e 10,04%, respectivamente, no período abril16/abril15. Nos meses de abril16 e maio16 a variação do Índice FIPE/Buscapé volta ao padrão histórico de variação anual inferior à do IPCA, mas este também deve iniciar uma tendência de queda da variação anual em direção ao limite superior da meta de inflação. A reversão e aproximação dos índices deveu-se particularmente ao impacto do câmbio sobre os produtos que são predominantemente comprados por meio do e-commerce.

Os principais fatores que explicam as diferenças de preços no período anterior à convergência são: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.


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