Ikea e Ideo se juntam para imaginar a mesa – e a cozinha – do futuro

Fabricante sueca se junta a estúdio de design e cria mesa conceitual para tentar prever usos e comportamentos na cozinha dos próximos anos

Publicado em 21 de dezembro de 2015 | 10:00 |Por: Nicholle Murmel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

standing-in-ikeas-booth-at-the-expo-milano-2015-design-festival-the-table-looks-unassuming

A mesa – isso mesmo, a mesa – é nela que está o futuro do lar. Ao menos é o que diz Marcus Engman, chefe de design da Ikea.

“Pessoalmente, eu acredito que a mesa será extremamente importante no futuro”, afirma. “Será a peça-chave da casa. Costumava ser há centenas de anos”.

Os planos da Ikea para a mesa são, no mínimo, ambiciosos. Para a EXPO Milano 2015, a empresa mostrou a prévia de uma mesa-conceito chamada “Mesa Para Morar” (Table For Living, em inglês), que informa ao usuário o que ele pode preparar com vários ingredientes, além de aquecer a sua comida, sem necessidade de fogão.

A companhia sueca criou o protótipo com a ajuda da consultaria global de design Ideo, que recentemente divulgou os bastidores de como o projeto da mesa foi concebido.

Foi assim que aconteceu:

“A Ikea se juntou à Ideo para ajudar a explorar comportamentos em torno da comida e como isso impactaria o projeto das cozinhas em 2025”, explica o diretor de design da Ideo, Juho Parviainen. “Desde o começo, a equipe pensou na cozinha tendo em mente comportamentos, não apenas coisas”, completa. Abaixo você confere o vídeo demonstrando o conceito.

A equipe de criadores – junto com membros da Ikea e da Ideo, da Universidade de Lund e da Universidade tecnológica de Eindhoven – quiseram desenvolver uma mesa que ajudasse o usuário a se tornar mais confiante em suas habilidades culinárias, e que levasse a hábitos mais sustentáveis.

the-design-team--along-with-members-from-ikea-ideo

Para conseguir isso, o móvel não seria apenas uma superfície para acomodar coisas, mas também cozinhar. E não só isso, mas a mesa também organizaria os ingredientes e guiaria o usuário pelas etapas da receita e cozimento.

to-do-that-it-would-serve-not-only-as-a-place-setting-surface-but-also-a-cooking-surface

Seriam necessárias então duas tecnologias principais: aquecimento por indução para cozinhar através da madeira…

this-would-require-two-main-technologies-induction-heating-to-cook-with-wood-

E visão computadorizada para reconhecer os ingredientes.

-and-computer-vision-to-recognize-ingredients

A tecnologia de indução poderia manter o seu café quentinho, ou mesmo recarregar o seu telefone, como a luminária Riggad, também da Ikea, já faz.

the-induction-technology-could-keep-your-coffee-hot

“Nossa inspiração foi a ideia de famílias sentadas ao redor de fogueiras, compartilhando histórias do dia e preparando a comida”, descreve Parviainen.

we-were-inspired-by-the-idea-of-families-sitting-around-the-campfire

“Exploramos várias opções, mas a visão computadorizada forneceu a precisão e resolução necessárias para que criássemos um protótipo para comportamentos de uso diversos”, conta Kalyn Nakano, designer interacional da Ideo. É assim que o software de visão por computador funciona:

we-explored-several-options

O protótipo trabalhava com três ingredientes, cada um fácil de identificar pela cor – um tomate vermelho, um brócolis verde e arroz em uma tigela azul.

the-prototype-only-had-three-ingredients

“Pensamos em experimentar com a Table For Living para trazer o preparo do alimento de volta ao centro da cozinha”, comenta Parviainen.

we-thought-we-would-try-to-do-something-similar

Além disso, cozinhar sobre madeira “transforma algo corriqueiro em uma coisa que parece mágica”, acrescenta o diretor de design da Ideo.

(Com informações do Business Insider)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile