IBGE: Vendas no varejo variam 0,5%

Em maio, oito das dez atividades pesquisadas pelo IBGE registraram variações positivas para o volume de vendas, entre elas móveis e eletrodomésticos

Publicado em 16 de julho de 2014 | 11:47 |Por: Marina Werneck de Capistrano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Segundo dados divulgados hoje (16) pelo IBGE, em maio, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista do País apresentou variações de 0,5% para o volume de vendas e de 1,0% para a receita nominal, em relação a abril. Quanto à média móvel, o volume de vendas registrou variação de -0,1%, enquanto a receita cresceu 0,7%. Em relação a maio de 2013, as variações foram de 4,8% para o volume de vendas e de 11,4% na receita nominal. Os acumulados do ano e dos últimos 12 meses ficaram em 5,0% e 4,9% para o volume de vendas, e em 11,2% e 11,7% para a receita nominal, respectivamente.

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, voltou a registrar em maio de 2014, variação negativa para o volume de vendas (-0,3%) e crescimento para a receita nominal (0,4%) ambas as taxas em relação a abril, com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior houve acréscimo de 0,9% para o volume de vendas e de 7,0% na receita nominal de vendas. No que tange às taxas acumuladas, os aumentos foram de 1,4% no ano e de 2,2% nos últimos 12 meses, para o volume de vendas, e de 6,9% e 7,8% para a receita nominal, respectivamente.

Leia mais:
Rede varejista Berlanda comemora 23 anos
Móvel Show traz mix variado para lojistas
IBGE: Emprego na indústria registra queda de 0,7%

Em maio, oito das dez atividades pesquisadas registraram variações positivas para o volume de vendas, na série com ajuste, dentre elas Móveis e Eletrodomésticos (1,8%). Já em relação a maio de 2013 (série sem ajuste), seis das oito atividades do varejo apresentaram aumento no volume de vendas, com Móveis e eletrodomésticos registrando 8,3%.

Divulgação IBGE

Em maio, oito das dez atividades pesquisadas registraram variações positivas para o volume de vendas, na série com ajuste, dentre elas Móveis e eletrodomésticos (1,8%)

Em maio, oito das dez atividades pesquisadas registraram variações positivas para o volume de vendas, na série com ajuste, dentre elas Móveis e eletrodomésticos (1,8%)

 

O valor registrado no volume de vendas de móveis e eletrodomésticos exerceu o terceiro maior impacto (22%) sobre a taxa do varejo. Apesar do menor ritmo de crescimento do crédito, a alta da atividade em maio, superando até à média do setor, reflete as compras do Dia das Mães e o aumento das vendas de televisores para a Copa do Mundo1. As taxas acumuladas foram de 6,1% no ano e de 5,8% nos últimos 12 meses.

(com informações do IBGE)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile