Ibevar lança ranking com 120 maiores do varejo

Instituto lançou a quinta edição do Ranking Ibevar – 120 maiores empresas do varejo brasileiro, em evento realizado com a presença de convidados e associados

Publicado em 3 de setembro de 2015 | 14:42 |Por: Sandra Solda

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Divulgação Ibevar

image006_ibevar

Ranking com 120 maiores empresas do varejo foi lançado no final de agosto pelo Ibevar

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) lançou a quinta edição do Ranking Ibevar – 120 maiores empresas do varejo brasileiro. O evento foi realizado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP e contou com a presença de convidados e associados do Instituto.

José Roberto Securato Junior, vice-presidente do Ibevar, abriu o evento e passou a palavra para o vice-presidente de Vendas da Oracle Retail para o Brasil, Raul de Souza Neto, que destacou a ampliação da equipe no país e falou sobre futuros lançamentos relacionados ao varejo, entre eles, as soluções em nuvem desenvolvidas pela empresa. A Oracle Retail patrocinou o Ranking Ibevar pelo segundo ano consecutivo.

O Grupo RÁI também patrocinou o Ranking e cativou o público com um filme motivacional. A Rái, dirigida há 24 anos pelo publicitário Fabio Burg, é um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil e é formada por sete empresas. Em um rápido discurso, o diretor de Novos Negócios, Fabio Genovezi, destacou o bom momento vivido pelo Grupo, que cresceu 40% nestes primeiros oito meses de 2015.

Leia mais:
– Como está o atendimento ao cliente no varejo?
– Treinamento de vendedores contra crise no varejo
– Varejo no Nordeste tem inúmeras oportunidades

O patrono do Ranking Ibevar 2015, Enéas Pestana, CEO da Enéas Pestana & Associados, consultoria empresarial que agora está à frente da Máquina de Vendas, valorizou uma gestão mais profissional e menos intuitiva dos negócios no varejo, o que depende de informações como aquelas apresentadas no trabalho do Ibevar. O sócio da PwC responsável por consultoria de gestão para o Varejo, Ricardo Neves, também esteve presente e citou alguns dados da Total Retail, pesquisa sobre o perfil do consumidor no varejo realizada pela empresa.

Na parte final do evento, o presidente do Ibevar, Prof. Claudio Felisoni de Angelo, apresentou os destaques da edição deste ano. No Ranking por Faturamento, as cinco primeiras empresas foram, na ordem, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carrefour, Walmart, Lojas Americanas e Magazine Luiza. Ele também apresentou as duas novidades deste ano. O Ranking de Eficiência Produtiva foi elaborado com base em um método matemático, que apurou as empresas mais eficientes para cada segmento do varejo.

Já o Ranking Imagético foi elaborado em parceria com a Epistemics, considerando as trinta redes com maior faturamento. Estas empresas foram avaliadas a partir de dois milhões de mensagens espalhadas pelas redes sociais em que foram citadas. A análise foi feita a partir de recursos extraídos de diversas áreas do conhecimento, como a Linguística (Natural Language Processing); Sociologia (estilos de vida); Economia (Segmentação); Tecnologia da Informação (Big Data e Data Mining) e Estatística (Análise Multivariada).

Sobre o Ibevar
O Ibevar – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O Ibevar conta com o apoio de conteúdo do Provar/Fiae da Academia de Varejo da UBS Escola de Negócios, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados.
www.ibevar.org

(Informações da Assessoria de Imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile