Fieldmarketing pode ajudar na estratégia de vendas

Por se posicionar exatamente na relação entre a indústria, o varejo e as exigências do consumidor, o fieldmarketing só tem benefícios para as marcas

Publicado em 6 de Abril de 2015 | 11:20 |Por: Marina Werneck de Capistrano

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com um maior acesso ao crédito, e consequentemente a informações, o comprador brasileiro tornou-se bem mais exigente e seletivo

Com um maior acesso ao crédito, e consequentemente a informações, o comprador brasileiro tornou-se bem mais exigente e seletivo

Se você tem uma marca de varejo, deve saber que o mercado é bastante complexo. Seu produto ou serviço é definido não só pela forma como é apresentado, mas também pela forma como os compradores ou consumidores o percebem.

Você deve imaginar que no caminho entre a fabricação e venda há uma infinidade de fatores que podem influenciar o marketing da sua marca. Desde ações criadas por você, passando pelo produto em si, a sua publicidade, embalagens e promoções, até a influência dos concorrentes. Não bastasse tudo isso, existe ainda a apresentação em prateleiras, o conhecimento do vendedor e a constante mudança do perfil dos consumidores. Todos esses elementos devem ser levados em conta.

Do consumidor, sua cultura, idade, tendências que ele segue em tecnologia e escolhas de estilo de vida afetam em como ele vai compreender seu produto ou serviço. Aliás, com um maior acesso ao crédito e, consequentemente, a informações, o comprador brasileiro se tornou bem mais exigente e seletivo. Isso reflete em como o varejista planeja suas ações para fidelizar o público-alvo.

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O fieldmarketing pode ser uma ferramenta importante nesse processo. Ele permite que você assuma o controle da maneira que sua marca é apresentada por varejistas e te ajuda a entender a maneira que os consumidores se envolvem com ela. O maior objetivo é otimizar a maneira como o marketing de varejo vem sendo feito, oferecendo ao mercado estratégias e operações que tenham qualidade e que agreguem resultados positivos e mensuráveis.

Na prática

O fieldmarketing busca unir a gestão à execução e à mensuração. Logo, por meio dele você estará apto a coordenar, gerenciar e operar todas as estratégias de venda, comunicação e marketing, em seus diferentes canais, com o foco no alinhamento de estratégias e na otimização de resultados.

Isso quer dizer que, enxergando todos os processos de venda da sua marca, você poderá ter um trabalho melhor alinhado em todos os processos do produto (da fabricação ao consumidor final), tomando, assim, ações mais corretas na hora da venda.

Ele pode ser diferenciado dos outros tipos de atividades de marketing porque trabalha com uma visão sistêmica do negócio e não apenas com parte da informação. Além disso, no fieldmarketing se trabalha com promoções segmentadas de venda direta, merchandising, auditoria e amostragem ou demonstração, ações bastante focadas no consumidor final. Isso quer dizer que esse tipo de marketing também é responsável por estratégias feitas diretamente nos pontos de venda. Por ser assim, a mensuração da efetividade do negócio é mais acertada.

Como já dissemos aqui, muito acontece no caminho entre a indústria e o ponto de venda, e o fieldmarketing opera para melhorar o desempenho do varejo em todo esse trajeto. Como as táticas de ações e estratégias é baseada em todo o cenário do produto ou serviço, os planos tendem a ser mais bem organizados e mais eficazes na hora de alavancar as vendas de determinada marca ou produto.


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