Estratégias do setor moveleiro de Minas Gerais

Presidente do Sindimov-MG fala sobre o setor moveleiro do Estado

Publicado em 4 de junho de 2014 | 14:03 |Por: Marina Gallucci

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O presidente do Sindimov-MG, Carlos Alberto Homem, fala, em entrevista à revista Móbile Lojista, sobre o setor moveleiro de Minas Gerais  e afirma que o design aparece como um das principais apostas estratégicas e sua utilização vem crescendo em um ritmo acelerado. “Um dos fatores que influencia essas ações é a abertura de novos mercados pelas empresas mineiras nos últimos anos, além do aumento da interação entre elas com parcerias em diversos formatos”, defende.

Divulgação

Posse Sindimov-MG

“Possuímos uma capacidade rápida de mudança em relação a novas demandas, além de termos uma linguagem que permeia diversos estilos e culturas. Isso permite ao móvel mineiro se adaptar a qualquer região do País”, Carlos Alberto Homem

Móbile Lojista – Como analisa o móvel de Minas em relação ao resto do País?
Carlos Alberto Homem – O mobiliário mineiro vem ganhando mercado nos últimos anos sendo reconhecido pela qualidade dos produtos e pelo serviço. As indústrias mineiras possuem uma habilidade em identificar as diferenças regionais e se adaptar a essas demandas, uma característica do povo mineiro.

Leia mais:
– Minas Gerais: a pluralidade do setor moveleiro
– Quem é o novo consumidor brasileiro?
– Opinião: Pessimismo crescente

Quais as carências e desafios hoje do móvel produzido no Estado?
Homem – Uns dos maiores desafios, não só de Minas Gerais, é de uma melhoria nacional econômica e política, além de uma melhoria na qualificação e ampliação da mão de obra. Desafios que precisam ser realizados em conjunto com outros Estados. Quanto ao produto mineiro os desafios são mais fáceis de serem resolvidos e vêm sendo trabalhados pelos empresários, sindicatos e instituições de fomento.

Como lidam com o desafio de tornar o móvel competitivo mesmo tendo fornecedores externos e com a questão logística?
Homem – A questão dos fornecedores sempre foi uma realidade, não só mineira. Porém, isso nunca afetou a indústria local de crescer. No campo logístico, sempre fomos uma das referências, por possuir uma imensa extensão e fazer divisas com diversos Estados, mesmo com a dificuldade do sistema rodoviário, que atualmente vem recebendo mais investimentos para melhoria.

Confira essa reportagem completa na edição 306 da revista Móbile Lojista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile