Entrevista: Antônio Koerich, presidente da Lojas Koerich

Muito tradicional em Santa Catarina, Lojas Koerich utiliza slogan “Gente Nossa” para atrair cada vez mais o público catarinense

Publicado em 10 de novembro de 2016 | 9:11 |Por: Guilherme Osinski

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Fundada em 1955, a Lojas Koerich está presente no estado de Santa Catarina, mais especificamente em 45 cidades. São 93 lojas físicas, e hoje a empresa também trabalha com e-commerce, estabelecendo assim um meio de expandir sua atuação. Confira abaixo entrevista com o presidente da organização, Antônio Koerich, na qual ele conta os planos futuros da Lojas Koerich e também os motivos por atuar somente no estado catarinense.

Portal eMóbile – Quando e como surgiu a Lojas Koerich?

Antônio Koerich – O empreendedorismo é uma marca da família Koerich, cuja trajetória de sucesso se deve as fortes raízes plantadas com o trabalho excepcional de Eugênio Raulino Koerich. A família chegou a Florianópolis na década de 50, motivada pelos ideais de progresso que impulsionavam o crescimento social e econômico da cidade, que contava com cerca de 70 mil habitantes.
O trabalho sempre foi realizado com muito respeito, visando a excelência, para que quando se falasse em qualidade e confiança no mercado, o Koerich fosse referência. A diversificação para crescer é outra marca dos negócios com a marca Koerich, que atualmente faz parte da família catarinense.
Toda e qualquer história só é escrita se tiver uma base sólida, respeitando valores e raízes. É com essa filosofia que o empresário Antônio Koerich escreve todos os dias mais um capítulo de sua história. A frente de um dos maiores grupos varejistas de Santa Catarina, desde 1964 ele buscou na diversificação uma estratégia para continuar a crescer. No auge de seus 78 anos, considera que o trabalho dignifica o homem, por isso, dá expediente todos os dias na empresa.

eMóbile – A Lojas Koerich atua apenas em Santa Catarina?

Koerich – Sim, contamos com 93 lojas ao longo da costa leste. Além disso, em Santa Catarina também atendemos via e-commerce regiões que não contam com a nossa marca.

eMóbile – Há algum motivo para a atuação apenas em solo catarinense?

Koerich – Quando do início de nossa instalação, pretendíamos apenas atender uma demanda, o tempo foi passando e novas oportunidades foram sendo anunciadas, o estado catarinense cresceu muito nestes últimos vinte anos e aproveitamos este crescimento e nos inserimos nestes espaços. Um dos nossos lemas é preservar nossas raízes, dar passos certeiros e sempre com muita precisão, levando a “risca” nosso slogan “Gente Nossa” e é através dele que firmamos nossa marca em solo catarinense. Temos orgulho de sermos uma empresa genuinamente local, isto nos traz muito orgulho e temos certeza que nossos clientes apreciam esta escolha.

José Valdonir Correa

Koerich

Antônio Koerich, presidente da empresa

eMóbile – Há planos de expansão para outros estados do sul ou regiões do país?

Koerich – Em lojas físicas não, somente ampliarmos nosso atendimento através dos modais eletrônicos, o e-commerce, em médio prazo.

Leia mais
Melhora da economia
Entrevista com presidente das Lojas Colombo
App para treinar colaboradores 

eMóbile – Quais são as oportunidades de Santa Catarina e da Região Sul como um todo? Qual o ritmo do consumidor da região?

Koerich – Nossa peculiaridade continua sendo “entender” o sonho e o desejo de nossa gente, realizar sonhos continua sendo a mossa missão e meta, e é por estas premissas que acreditamos no potencial de nossos clientes. Satisfazê-los é nosso dever e é através deles que conhecemos e entendemos nosso consumidor. Logo, atende-lo localmente tem sito um grande prazer e atende-lo tem sito cada vez mais fácil.

eMóbile – Como era o mercado no estado de fundação da empresa em relação a concorrência?

Koerich – Como é a concorrência com outras redes atualmente em toda a região sul?
Nunca vimos a concorrência como um problema, ela é saudável e faz com que o empresário não fique apenas em sua zona de conforto. Desde sempre desenvolvemos parcerias e amizades com nossos parceiros comerciais, sempre visando o desenvolvimento do segmento. Tenho grandes amigos, como Adelino Colombo, e conversamos rotineiramente sobre mercado, estratégias, compartilhamos para crescermos.

eMóbile – Qual é o maior diferencial que a marca considera e que a destaca no mercado?

Koerich –
Como descrevemos anteriormente, atender o catarinense com o slogan “Gente Nossa” continua sendo nosso diferencial competitivo, isso nos aproxima, nos torna cúmplices e deixa o consumidor tranquilo quando do ato de sua compra, em qualquer situação emergencial, ele sabe a quem recorrer e sabe que rapidamente terá uma solução para seus anseios.

eMóbile – Acreditam que existam particularidades importantes para quem atue na Região Sul e que façam diferença para o consumidor – seja no tipo de produto oferecido, em formas de pagamento, jeito de atender?

Koerich – Todas as localidades têm suas peculiaridades e em SC ou até na região sul, a regra não é diferente, mas isto não nos torna mais ou menos fortes. O detalhe, é que indiretamente isto nos aproxima, nosso slogan trabalha bem com esta questão. Por sermos uma grande comunidade colonizada por imigrantes europeus, a força da família continua sendo uma questão forte e que precisa ser valorizada na comunicação. Mas nada de muito diferente do que encontramos em outras regiões do país.

eMóbile – Quais foram as principais mudanças no tipo de produto consumido na Região Sul?

Koerich – Temos notado uma mudança no hábito dos consumidores, principalmente após a criação do Código de Defesa do Consumidor, e obviamente com a força dos veículos de comunicação e o envolvimento forte das redes sociais, temos sentido um novo perfil de consumidor, mais atento, mais útil, mas consciente de seu papel na cadeia produtiva, ou seja, compro, mas quero um produto de qualidade, com tecnologia e com preço compatível.
Isso nos encoraja, é um grande progresso, nos faz crescer e na sequência nos faz também negociar melhor com a indústria, exigindo melhores preços, prazos e meios que asseguram que aquele produto, no momento, é a melhor opção de compra pra nossos clientes. Somente assim, teremos certeza que estamos cumprindo o nosso papel de varejo moderno e atual aos tempos e aos nossos clientes, razão de nossa existência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile