Entrevista: Ikea investe em iniciativas sustentáveis

Sustentabilidade, responsabilidade social e planos para o Brasil – Ikea trabalha em diversas frentes para driblar a competitividade.

Publicado em 24 de março de 2014 | 14:02 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Ikea

Lâmpadas de LED da Ikea

Lâmpadas de LED terão exclusividade nas lojas da Ikea até 2016

A história da sueca Ikea é repleta de iniciativas que a diferenciam dos concorrentes. A mais conhecida é aquela em que, com o objetivo de tornar o design de mobiliário mais acessível, a empresa cortou custos ao facilitar a montagem.

Desde 2012, contudo, a companhia tem colocado em prática uma estratégia de sustentabilidade que complementa a já tradicional publicação de um relatório anual com diversas ações práticas. Em entrevista ao Portal eMobile, a responsável comercial pela América, Brigitte Warren, comenta os impactos do projeto para a empresa e os planos da Ikea para o Brasil – que não incluem a abertura lojas em curto prazo.

Leia mais:
Ikea completa 70 anos com muitas histórias para contar
Coloque os móveis em sua casa com realidade aumentada
Veja 10 coleções de decoração assinadas por estilistas

Portal eMobile – Por que a Ikea começou a divulgar seu relatório de sustentabilidade?
Brigitte Warren – O Ikea Group faz seu relatório social e ambiental há mais de uma década. O relatório de sustentabilidade nos ajuda a criar objetivos para a empresa por permitir o acompanhamento de nossas ações e focar nossos esforços em ter mais impacto. Ao apresentar os resultados de forma transparente, podemos ter um diálogo com as principais partes interessadas, que acompanham nosso progresso de perto.

O que mudou desde que a empresa começou a divulgar esse relatório?
Brigitte – Na verdade, a Ikea tem focado em sustentabilidade e no uso de recursos naturais da melhor maneira possível; isso faz parte das nossas raízes. A sustentabilidade é um dos quatro pilares da estratégia de negócios da empresa e é uma fonte de inovação e crescimento. Além disso, nossa Estratégia Positiva para as Pessoas e o Planeta, lançada em 2012, mostra como estamos dando o passo seguinte para garantir que nosso negócio tenha um impacto positivo no meio ambiente e em comunidades ao redor do mundo.

Quais são os países com as iniciativas mais positivas?
Brigitte – Somos uma empresa global e a sustentabilidade faz parte do modo como trabalhamos em todas as nossas unidades e na cadeia de produção. Para citar um exemplo, nos Estados Unidos temos a maior área corporativa de placas solares, com presença em 90% das unidades em 20 estados.

A empresa tem metas para a produção de energia?
Brigitte – Nosso objetivo é produzir tanta energia renovável quanto a que usamos em nossos prédios até o ano fiscal de 2020. Em 2013, produzimos a energia equivalente a 37% do nosso consumo. Também instalamos 550 mil painéis solares e estamos comprometidos a possuir e colocar em funcionamento 157 turbinas eólicas. Nós reservamos mais de U$ 2 bilhões para investir em energia renovável – principalmente solar e eólica – para chegarmos mais perto da meta de 100%.

Divulgação Ikea

Painéis solares em loja da Ikea

Lojas da empresa devem se tornar autossustentáveis com produção de energia

O LED é significante nos resultados da Ikea? O que ele representa?
Brigitte – O LED é uma tecnologia fantástica! É por isso que vamos converter toda a nossa área de iluminação para LED até o ano fiscal de 2016. Em 2013, nós vendemos 22,4 milhões de produtos com LED, incluindo 12,3 milhões de lâmpadas. Sozinhos, os bulbos de LED economizaram quase U$ 110 milhões para os nossos consumidores em contas de luz, comparando com o consumo anual de lâmpadas incandescentes.

E qual é o papel do escritório que a empresa mantém no Brasil?
Brigitte – Nossos escritórios em Curitiba (PR) e em Houston (Texas), juntos, cobrem todo o continente americano. Nós trabalhamos para encontrar fornecedores locais no Canadá, nos Estados Unidos, no México, na Argentina e no Brasil para os produtos da Ikea. Atualmente, temos sete fornecedores diretos na América do Sul e a maior parte está localizada na região Sudeste do Brasil.

O que é produzido no Brasil?
Brigitte – No país, produzimos principalmente móveis feitos de pinus, mas também estamos procurando possibilidades em outras áreas, como tecidos, cerâmicas, metais, couro e móveis feitos com painéis. A maioria dos itens são enviados para o mercado norte-americano, mas alguns móveis também são enviados para a Europa e a Ásia.

A empresa tem planos de abrir lojas no país?
Brigitte – A Ikea considera o Brasil como um mercado de potencial futuro e está fazendo estudos preliminares nas possibilidades de entrar nesse mercado. No entanto, não existem planos imediatos de iniciar as vendas no país.

Há projetos sociais e ambientais envolvendo o Brasil?
Brigitte – A Ikea compra produtos do Brasil e trabalhamos para que nossos fornecedores implementem o Iway [padrão criado pela empresa que estabelece requisitos mínimos em diversos âmbitos]. Ele é baseado em princípios e valores básicos para direitos humanos, regras trabalhistas, proteção ambiental e conformidade legal. Além disso, a Forest Trends e a Ikea Foundation têm uma parceria para dar apoio a crianças e famílias indígenas na Amazônia brasileira que tiveram seus territórios e culturas ameaçados pela expansão agrícola e, principalmente, pecuária.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile