Entrevista: Eleonor Oscar Becker, presidente da Lojas Becker

Presidente da Lojas Becker conta história da varejista fundada em 1952 e que nos últimos 24 anos inaugurou 200 lojas na Região Sul do Brasil

Publicado em 7 de novembro de 2016 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

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Com mais de 200 lojas em todo o interior do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná, a Lojas Becker sempre se preocupou em criar diferenciais para os seus clientes. Com um público sulista que prioriza além o melhor produto, a varejista aposta em preço baixo e atendimento personalizado para se destacar perante a concorrência em busca do mesmo mercado consumidor. Assim fala o presidente, Eleonor Oscar Becker, em entrevista exclusiva ao Portal eMóbile.

Divulgação Lojas Becker

Lojas Becker

Loja em Cachoeira do Sul (RS): Lojas Becker aposta no interior dos três estados sulistas

Portal eMóbile – Quando e como surgiu a Lojas Becker? Conte um pouco da história da empresa e como iniciou sua expansão por toda Região Sul?
Eleonor Oscar Becker – A história da Lojas Becker começa em 1952, a partir de uma pequena ferraria que produzia facas e ferramentas para uso agrícola, localizada em Salvador das Missões, na época, Distrito de Cerro Largo, hoje também município. Em meados de 1975 era inaugurada a primeira filial, no município de Cerro Largo (RS) que, após quatro anos, também recebia a sede da empresa. A atual localização em Salvador das Missões impedia uma perfeita comunicação com o sistema bancário e telefônico. Na mesma época, e já tendo Eleonor Oscar Becker à frente dos negócios da empresa, várias cidades da região recebiam filiais da rede.

eMóbile – Como se sucedeu ao longo dos anos a evolução da Lojas Becker até se tornar uma grande rede de varejo?
Becker – O processo de expansão foi acelerado a partir de 1992, quando Becker já contava com 16 estabelecimentos no noroeste do estado. Cinco anos mais tarde, esse número era atualizado para 33 filiais. Em 2002 já eram 61 pontos de venda, número que foi triplicado até hoje, em 13 anos em média abrimos uma loja por mês.

Divulgação Lojas Becker

Lojas Becker

Eleonor Oscar Becker, presidente da Lojas Becker

eMóbile – A região sul apresenta boas oportunidades? Qual o ritmo do consumidor da região?
Becker – O sul é nossa casa, e trabalhar em casa é sempre positivo. Nosso consumidor é exigente, não basta oferecer o melhor produto, o atendimento oferecido é tão importante quanto qualidade e preço, prezamos muito por isso. Nosso consumidor está sedento por novos produtos e novas tecnologias. Está buscando mais conforto e busca produtos que facilitem seu dia a dia.

eMóbile – Como era o mercado no estado de fundação da Lojas Becker em relação a concorrência? Como é a concorrência com outras redes atualmente?
Becker – Margens de lucro maiores e concorrência pequena eram algumas das características no inicio da trajetória da empresa. Hoje, a concorrência é acirrada uma vez que todos disputam o mesmo mercado consumidor.

eMóbile – Qual é o maior diferencial que a marca considera e que a destaca no mercado?
Becker – Durante a trajetória da Lojas Becker, criar diferenciais para o consumidor sempre foi nossa preocupação e hoje, mais do que antes, os consumidores dão as cartas. Afinal, o mercado consumidor vem passando por mudanças e tornando-se ainda mais exigente. Nossos produtos e os produtos dos concorrentes são muito parecidos ou iguais em funcionalidade e, por isso, buscamos a diferenciação no mercado oferecendo produtos de qualidade, preço baixo e um atendimento personalizado. Isso é possível por estarmos presentes em pequenas cidades do estado, onde o atendimento torna-se mais pessoal. Em grandes cidades, seríamos a loja do bairro, em pequenas cidades conseguimos utilizar esse fator como um diferencial na hora de conquistar o cliente. Parece óbvio, mas de nada adiantaria um atendimento exemplar sem o produto estar disponível para o cliente. Para que esta falha de gerenciamento no ponto de venda não ocorra, aliamos tecnologia, logística e depósitos em pontos estratégicos, garantindo assim, o mix ideal para todas as lojas.

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eMóbile – Quando a Lojas Becker partiu para outros estados? O que motivou o avanço da Lojas Becker em toda a região Sul?
Becker – O avanço iniciou em 2008, motivado pela busca de novos mercados.

eMóbile – Acreditam que existam particularidades importantes para quem atue na Região Sul e que façam diferença para o consumidor – seja no tipo de produto oferecido, em formas de pagamento, jeito de atender?
Becker – Além do produto, forma de pagamento e atendimento, aqui no Sul tem uma coisa chamada “tradição”. Quem atua aqui sabe: o nível de confiança do consumidor é proporcional ao respeito às tradições. Mas a confiança não está atrelada somente as tradições regionais, também estão ao tempo de atuação e a naturalidade da empresa. Confiança é confiança em qualquer lugar, é preciso tempo para adquiri-la, e aqui no sul, não é diferente.

Divulgação Lojas Becker

Lojas Becker

Loja em Rodeio Bonito, no Rio Grande do Sul

eMóbile – Como a Lojas Becker considera o consumidor sulista? Há muitas diferenças entre os três estados ou o consumidor é semelhante em seus hábitos de compra?
Becker – A Lojas Becker atua da mesma maneira nos três estados, com o mesmo compromisso e a mesma seriedade, afinal, estamos em casa, e nosso consumidor é nossa principal motivação na busca por produtos de qualidade, preços e condições de compra. Há mais semelhanças que diferenças, o que é positivo, pois facilita todos os processos, da escolha das marcas ao atendimento, claro que por meio da análise dos hábitos de compra de cada região é possível alterar o mix de produtos para que ele fique personalizado aos nossos clientes.

eMóbile – Quais foram as principais mudanças no tipo de produto consumido na Região Sul?
Becker – Hoje, toda mudança caminha na mesma velocidade, e até mesmo, com o mesmo combustível, chamado “tecnologia”. Isso tem reflexo imediato em praticamente todo mix de produtos ofertados na região Sul. As principais mudanças referem-se justamente a capacidade do consumidor de pesquisar e encontrar as melhores soluções para suas necessidades, usando para isso, as novas ferramentas que o avanço tecnológico lhe dá.


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