Entrevista: Emerson Geremias, diretor-comercial da Berlanda

Em entrevista ao eMóbile, diretor comercial da Lojas Berlanda comenta planos e dificuldades na ampliação de mercado

Publicado em 8 de novembro de 2016 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Varejista de móveis com maior alcance em Santa Catarina, a Lojas Berlanda é uma das maiores na Região Sul. Contudo, apesar de abrir cinco novas lojas em 2015, a empresa vê certa dificuldade em expandir o mercado para outros estados, como o Paraná, devido à diferença na voltagem da corrente elétrica. O Portal eMóbile conversou o diretor-comercial da Lojas Berlanda, Emerson Ruzza Geremias, sobre planos de ampliação, gestão e mercado em que atua a empresa. Confira.

Cortesia

Lojas Berlanda

Diretor-comercial da Lojas Berlanda, Emerson Ruzza Geremias

Portal eMóbile: São quantas lojas da Berlanda na Região Sul? Pretende abrir novas lojas e atuar em novos mercados?
Emerson Ruzza Geremias: Hoje temos mais de 200 lojas da Berlanda na região Sul. O nosso foco principal continua sendo o mercado catarinense, com investimentos em novos pontos e lojas. Em 2015, abrimos 5 lojas e trocamos pontos em diversas praças. Muitas oportunidades têm surgido e estamos aproveitando. Recentemente mudamos de ponto em Concórdia, Navegantes, Blumenau e Itajaí, sempre para melhores locais.

eMóbile: O grupo expandiu por todo o Estado e parte do Rio Grande do Sul. Há pretensão de entrar no Paraná?
Geremias: A entrada no Paraná ainda não está nos planos de curto prazo. Um dos principais entraves é a diferença de voltagem dos produtos elétricos o que implica em maior necessidade de estoques. Mas é um desejo a ser concretizado no futuro.

eMóbile: Desde o surgimento da Berlanda, quais as principais mudanças vocês notam nos mercados de atuação da loja? Quais os desafios de trabalhar na região?
Geremias: Somos a rede de varejo com maior capilaridade em Santa Catarina e estamos presentes em mais de 160 municípios em todas as regiões do Estado. Cada região tem as suas peculiaridades e o grande desafio sempre será compreender o comportamento dos consumidores, já que pertencem as mais diferentes culturas. Alguns produtos têm melhor aceitação em determinadas regiões do que em outras. Também temos grandes desafios com os produtos sazonais, principalmente Verão e Inverno. Santa Catarina é um estado onde as estações são bem distintas e de certa forma bastante diferentes também entre as regiões. Na questão logística temos também o desafio de redução de custos e otimização de rotas e prazos de distribuição para atender da melhor forma os anseios de nossos clientes.

eMóbile: Quais ações a loja faz para se tornar competitiva frente às grandes redes?
Geremias: Nossas práticas são sempre na busca pelo melhor atendimento e como somos caracteristicamente regionais, temos diferenciais competitivos que nos dão força frente aos grandes players nacionais.

Leia Mais:
– IAV-IDV: Desempenho do varejo será de queda
– Inadimplência volta a crescer
– Congresso Moveleiro divulga resultados

eMóbile: Há quanto tempo estão no e-commerce? Houve alguma mudança para atuar neste canal?
Geremias: Estamos no e-commerce há praticamente nove anos. Investimos continuamente nas ferramentas de atendimento, controle, treinamento de pessoal e na estruturação do site. Os grandes desafios são a visibilidade e o resultado da unidade de negócio. Temos o entendimento de que cada vez mais os consumidores estão atentos às formas e opções de compra. Contudo, a característica de compra “física” ainda é muito forte dada a relação de confiança entre empresa e consumidor, principalmente nas cidades menores.

eMóbile: Como é o perfil do consumidor da região?
Geremias: Como a nossa rede tem como principal característica a capilaridade no interior do estado, atendemos os mais diversos perfis de clientes. Em nossas lojas a maior procura é por produtos seriados. Em móveis, vendemos muitos ambientes, até porque procuramos desenvolver nosso mix de forma que possamos oferecer aos consumidores boas opções.


Os comentários estão desativados.

eMobile