E-commerce de móveis se prepara para mais uma edição da Black Friday

Se espera que até R$ 2,2 bilhões sejam movimentado pelo e-commerce, um crescimento de 20% em relação aos números da Black Friday de 2016

Publicado em 18 de setembro de 2017 | 18:09 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Conhecida em todo mundo por ser uma grande ação que oferece descontos variados em produtos e complementos, a Black Friday, evento de sucesso em vendas nas lojas e em e-commerce, acontece no Brasil a partir do dia 24 de novembro. O evento presencial e online originado dos Estados Unidos ocorre no país desde 2010 e atrai um grande fluxo de vendas. O destaque no setor moveleiro, fica por conta da movimentação positiva do e-commerce de móveis no Black Friday, que aumenta gradualmente a cada ano.

Com o crescimento constante ao passar de cada ano, a Black Friday costuma movimentar mais acessos em portais online, além do consequente aumento nas vendas a partir da última sexta-feira de novembro. Segundo dados apurados em uma pesquisa do Google, é esperado que R$ 2,2 bilhões sejam movimentado via web. Com o faturamento de 2016 sendo de R$ 1,9 bilhões, o mercado de e-commerce de móveis no Black Friday pode ter um crescimento de 20%.

A movimentação em época de Black Friday, costuma ser 15 vezes maior do que em dias comuns no Brasil. Com fatores como empolgação, envolvimento com a data, ou pura paixão por compras e descontos, o brasileiro chega com ânimos exaltados nesse marco comemorativo de preços baixos.

Preparativos
Com isso, empresas do setor já começam a dar largada nos preparativos para a edição de 2017. A Mobly, loja de móveis online, que disponibiliza uma gama diversificada de móveis, artigos de decoração e acessórios para casa, já se prepara para o evento. “Fazemos esse trabalho desde o início de novembro, com campanhas de preparação, sendo um ‘esquenta’ para a Black Friday. Assim, já vamos chamando atenção do consumidor para a situação. Não só no site, mas em outros canais de publicidade”, comenta o gerente comercial de produtos da Mobly, Douglas Diniz Pires.

Divulgação Mobly

Ecommerce de móveis no Black Friday da Mobly

Trabalho de divulgação que fomenta maiores números de acessos é ação antecipada da Mobly de Douglas Diniz Pires para a Black Friday

O gerente ainda comenta sobre a tática da marca em relação aos preparativos com os clientes. “No ano passado, demonstramos para o consumidor que a nós somos a empresa que mais deu desconto reais no período. Isso foi muito positivo, permanecendo no topo desse ranking. Então fazemos um preparação que não engloba só a comunicação ao consumidor. É todo um projeto e planejamento com os fornecedores e com a escolha do sortimento que vamos focar, e daí temos negociações para a Black Friday. É um trabalho bem complexo”, pontua.

O gerente da Mobly comenta que os itens mais procurados da empresa em época de Black Friday estão móveis para sala de estar. “Temos um crescimento muito ascendente de sala de estar, sendo a categoria que mais vende. Depois temos as linhas de dormitório. É bom pontuar que a sala de estar engloba tudo, sendo sofá, rack, painéis. Movimentamos tudo, mas sempre temos mais visitas na área da sala de estar e dormitórios”, afirma Douglas.

– Club Província: fabricante lança e-commerce exclusivo para lojistas

“É o principal momento do ano para a empresa, e para o varejo como um todo. É um mês que consideramos como um novo dezembro, vamos pontuar desse jeito, sendo mês que temos mais performance, mas fluxo de visitas”, frisa o gerente comercial da Mobly.

Divulgação

Ecommerce de móveis no Black Friday das Lojas KD

Com expectativas positivas e surpresa pelo número de acesso que cresce gradualmente ao passar dos anos, Thiago Fiorin Gomes da Lojas KD confia em resultados positivos ao fim da Black Friday

Outra empresa com grandes ações no e-commerce de móveis no Black Friday é a Lojas KD. Segundo o diretor de operações da Lojas KD, Thiago Fiorin Gomes, a preparação antecipada já é rotina. “Como já estamos acostumados, o trabalho também se tornou um padrão, sendo em relação de análises nas áreas comerciais, tecnologia, logística, atendimento. Todos são envolvidos para termos uma sincronia perfeita nesse período”, comenta.

A loja de decorações também segue um plano para buscar clientes para o e-commerce de móveis na Black Friday. “A venda de móveis é mais planejada do que por impulso e já notamos comportamento diferenciado final de outubro e novembro inteiro. Por isso é importante tomar muito cuidado como você manipula os preços neste período pois pode frustrar os clientes”, afirma o diretor.

Expectativas
Em uma crescente constante, a Mobly dobrou a performance em 2016, sendo “consequentemente o melhor ano da Black Friday da marca”, segundo afirmação de Pires. Com isso, a expectativa para este ano é que as números continuem crescendo. “Esperamos ter um crescimento de 30% sobre a performance do ano passado. É um número bem expressivo e bem ambicioso”, analisa.

Divulgação Mobly

Ecommerce de móveis no Black Friday da Mobly

Sala de estar e dormitórios são os locais que mais se procura móveis e complementos no ecommerce da Mobly

A empresa ainda é ousada em relação à transição dos números positivos de e-commerce de móveis no Black Friday 2016 para esta edição de 2017. “Estamos preparados para mais de 40 vezes o fluxo de acesso, do que em dias normais. No ano passado isso chegou a ser 15 vezes maior, então agora estamos pensando três vezes mais alto, para superar o histórico dos últimos anos”, consolida Pires.

A Lojas KD também teve saldo positivo nos últimos anos por meio de uma maior rentabilização, sempre pensando na época de Black Friday com entusiasmo. “A expectativa aumenta com o passar do tempo e nossas estratégias também vão mudando.  Em nossa última edição, buscamos rentabilizar mais do que somente ter um grande volume de vendas, mesmo assim é uma data que surpreende pela concentração de volume em um período tão curto de tempo”, indica Fiorin.

–  Via Varejo começa a se preparar tecnologicamente para a Black Friday

O diretor de operações da Lojas KD mostra positividade nos resultados futuros do e-commerce de móveis no Black Friday da marca. “Seguiremos o mesmo plano do ano passado. Volume sim, porém não a qualquer preço. Estamos com uma ótima visão do que acontecerá, vamos com certeza ter um ótimo Black Friday e nossos clientes também. Eles terão vantagens que só poderão usufruir nesta data, esperamos poder ajudar o máximo de famílias na compra de seus moveis”

Funcionamento dos portais
Em um período com o fluxo de visitas e compras muito intenso no ecommerce de móveis no Black Friday,  as empresas tomam cuidado com os servidores e provedores que sustentam seus serviços. Com isso, a Mobly também prepara uma estrutura especial para seus trabalhos online. “Não tivemos problemas com os acesso. Nos preparamos bastante, e para se ter uma ideia, nosso pessoal de infraestrutura prepara o servidor adequadamente, então temos tudo pronto para que o site não fique fora do ar nesse período”, comemora Douglas Pires.

Divulgação Lojas KD

Ecommerce de móveis no Black Friday da Mobly

Sem problemas com acesso e servidores caindo, Lojas KD se apoia na boa manutenção do e-commerce para manter acessos no alto

A Lojas KD segue o mesmo exemplo de comprometimento com o funcionamento do portal online de vendas. “Temos um aumento significativo de visitas enorme no e-commerce de móveis no Black Friday. Porém, como nos preparamos com relação ao volume que em boa parte é controlado por investimentos, não tivemos problemas e não costumamos ter”, saliente Thiago Fiorin.

Nova data para 2018
Black Friday no Brasil, pode ter sua data de realização altera para o próximo ano de 2018. A discussão está sendo realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A ideia, é que o período da Black Friday seja transferindo do mês de novembro para o fim de setembro e início de outubro. O foco fica por conta em abaixar o impacto de vendas e a margem de lucro da Black Friday sobre o período de Natal. Como as datas são muito próximas, os consumidores esperam para usufruir do no ecommerce de móveis no Black Friday durante as compras de fim de ano, assim, o comércio perde consequentemente suas chances de venda.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook