E-commerce: 20% dos visitantes usa dispositivo móvel

Segundo levantamento da Conversion, o uso de celulares e tablets representa 10% das compras pela Internet no País

Publicado em 28 de agosto de 2014 | 14:04 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O uso de celulares e tablets para compras virtuais é cada vez maior no Brasil. Um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel. É o que aponta recente pesquisa da Conversion, empresa de otimização de sites. Segundo o estudo, mais de 10% das vendas pela internet são efetuadas por equipamentos portáteis.

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, o crescimento de celulares e tablets no comércio eletrônico reflete uma mudança de comportamento do usuário, que privilegia aparelhos portáteis na sua relação com a internet. “Também demonstra o amadurecimento do consumidor no que diz respeito à confiança em compras online, além de observarmos as facilidades e o desenvolvimento tecnológico de plataformas e aplicativos no comércio eletrônico”, explica.

Leia mais:
Empresários apostam em e-commerce de móveis
Tecnologia muda relação de consumo em shoppings
E-commerce é alternativa para aumentar vendas

O levantamento mostra um crescimento de mais de 200% no uso de celulares no comércio eletrônico no primeiro semestre de 2014 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2013, a participação desses aparelhos nas compras online foi de apenas 1,8%, ante os 3,5% registrados nos primeiros seis meses desse ano.

Embora em uma taxa menor, o uso de tablets no e-commerce brasileiro também cresceu. Em 2013, a participação dos aparelhos nas vendas era de apenas 3%. Já em 2014, esse número saltou para 7%, um aumento de cerca de 102%.

Por outro lado, o uso dos computadores tradicionais para compras virtuais caiu mais de 15% de um ano para outro. Em 2013, eram responsáveis por mais de 95% das transações pela internet. Porém, em 2014, a participação foi de 91%, uma queda de mais de 10%.

Divulgação Conversion

Relação de uso de dispositivos em vendas pela internet

Relação de uso de dispositivos em vendas pela internet

As empresas que atuam com comércio eletrônico no Brasil devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o final do ano, segundo o Mapa do E-commerce divulgado recentemente pela Conversion. A previsão é que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014. O ticket médio no País é de R$ 292,47 e taxa de conversão de 1,04%.

Divulgação Conversion

Taxa de crescimento em porcentagem (participação nas vendas on-line)

Taxa de crescimento em porcentagem (participação nas vendas on-line)

Segundo outra pesquisa da Conversion, sobre canais de tráfego de sites brasileiros, no segmento de comércio eletrônico a busca orgânica lidera o ranking de gerador de receita, responsável por 34,6% das vendas das lojas virtuais. Em seguida estão os links patrocinados (23,5%) e o tráfego direto (20%). As redes sociais são responsáveis por apenas 2,6% do tráfego dos sites, enquanto o e-mail marketing fica com 6,3%.

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile