Especialista dá dicas para profissionais que querem selecionar novos vendedores no setor

Especialista dá dicas de como selecionar novos vendedores no mercado

Procurar vendedores já capacitados e observar a comunicação do profissional com o cliente são algumas das dicas do diretor do IBVendas, Mário Rodrigues

Publicado em 23 de Janeiro de 2018 | 17:32 |Por: Ricardo Heidegger

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Encontrar novos profissionais no cenário atual do mercado, se tornou uma tarefa difícil para os gestores de vendas. A profissão de vendedor ainda se mostra desvalorizada por alguns profissionais e são poucas as pessoas que levam em conta o fato de que esse setor é o responsável pela maior parte dos lucros de uma empresa. Diante desse cenário, o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Mário Rodrigues, levanta dicas e estratégias de como selecionar novos vendedores e identificar profissionais talentosos.

De acordo com o profissional, é importante que as companhias fiquem atentas às possibilidades que os próprios funcionários podem oferecer e também, enxerguem novas oportunidades no mercado de trabalho. “É necessário buscar pessoas que tenham a capacidade de ir além do atendimento reativo, possuam um conhecimento técnico e repertório para conduzir uma negociação de acordo com as necessidades de cada cliente”, comenta o diretor.

Dicas e estratégias para selecionar novos vendedores

O profissional do IBVendas, comenta dicas estratégicas para profissionais que estão inseridos no mercado para selecionar novos vendedores. Segundo Rodrigues, primeiro é importante observar se o candidato é capaz de entender o cliente. “É bom visualizar se ele possui empatia. O profissional deve descobrir as necessidades e aproveitar estes detalhes para criar oportunidades de venda”, aponta.

Divulgação IBVendas

Dicas para selecionar novos vendedores no mercado

Mário Rodrigues acredita que a experiência no mercado e em concorrentes é importante, sendo necessário apenas uma adaptação ao estilo ou método da nova empresa

O futuro vendedor deve saber identificar os motivadores de compra do comprador, de acordo com o profissional. “Isso deve ocorrer para encontrar alguém que saiba investir na abordagem personalizada e certeira, oferecendo algo que realmente faça a diferença e supra as necessidades do cliente”.

O diretor também contempla a existência de algumas características imprescindíveis para um profissional alcançar o sucesso na carreira. “É necessário ser disciplinado, comunicativo, criativo. É o profissional que procura se aprimorar profissionalmente, que possui uma boa articulação de ideias, sendo capaz de criar situações para oferecer o produto de uma maneira diferenciada”, comenta o diretor.

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Além disso, o profissional determina como essencial a procura de vendedores já preparados e que tenham atuado na concorrência. “Experiência é importante, assim, a pessoa já possui o conhecimento que precisa, sendo necessário apenas uma adaptação ao estilo ou método da nova empresa”.

Investir em projetos de capacitação dentro da empresa que avalie e treine funcionários com talento para a função, é outra dica para profissionais que buscam selecionar novos vendedores. “Aproveitar recursos internos é uma ação muito positiva, cria uma nova motivação para os colaboradores e faz com que se sintam valorizados”, finaliza o diretor

(com informações de assessoria)


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