De olho no consumidor de móveis infantis

Crianças cada vez mais têm poder de decisão na escolha dos móveis infantis; lojistas precisam ter ponto de venda especial e bons argumentos para os clientes

Publicado em 10 de janeiro de 2015 | 13:25 |Por: Portal eMobile

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Júlia Magalhães/Revista Móbile

Móveis infantis

Lojistas devem reservar espaço para as crianças se distraírem durante algumas etapas da venda

Crianças influenciam direta e indiretamente nas compras de móveis para seus quartos. Os pais escolhem os produtos também com informações e pedidos vindos dos pequenos, por isso a ambientação nas lojas e alguns diferenciais fazem diferença na hora da compra. E agora, com a obrigatoriedade da certificação para berços, os argumentos de venda e atrativos precisam ser muito maiores para conquistar estes clientes.

Segundo pesquisa divulgada em julho e realizada pelo portal Meu Bolso Feliz em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 52% dos pais admitem ceder às chantagens dos filhos quando o assunto é consumo. Os entrevistados revelam, ainda, já ter comprado produtos para as crianças, mesmo sabendo que essa atitude comprometeria o orçamento familiar. O Brasil, segundo Boletim de Tendências divulgado em março pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é o segundo consumidor mundial de produtos para crianças de zero a dez anos. Além disso, o mercado infantil movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano.

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Os móveis para quartos de crianças e bebês seguem, normalmente, um design mais clássico. Quem vê apenas esse aspecto pode, em um primeiro olhar, ter a impressão que há poucas transformações no segmento de mobiliário infantil. Porém, por trás da aparência, os produtos para esse público possuem características de grande valor agregado, frutos de pesquisas para promover tanto a funcionalidade quanto a segurança.

Divulgação Tcil

Móveis infantis

O dormitório da Tcil, com roupeiro, cômoda e berço reforça a importância de atenção aos detalhes: gavetões com corrediças metalicas e reforço no fundo, detalhes em acrílico nas portas e cabideiro duplo cromado

Os fabricantes destes móveis para crianças investem muito em desenvolvimento de produtos, com design, tecnologia e qualidade, para, além de cumprir as normas estabelecidas, satisfazer as necessidades dos pais e das crianças. O lojista precisa fazer a sua parte tornando o ponto de venda um ambiente propício para estes clientes especiais.

A psicóloga e diretora do grupo Troiano Brandind, Cecília Russo, comenta que na compra do primeiro mobiliário, apenas os pais são decisores, obviamente. “Porém, cada vez mais cedo vemos as crianças participarem desse processo, escolhendo cores, personagens, adereços, etc”. Cecília Ressalta que os pequenos são conquistados pelo visual e os lojistas podem atraí-los com peças que convidem a experimentar o ambiente.

Alternativa interessante, segundo Cecília, é ter espaços na loja dedicados às crianças para que os pais possam ter mais tranquilidade para conversar com vendedor. “Não precisa ser algo enorme. Uma mesa com cadeiras e lápis de cor/papel já faz a alegria por alguns minutos. Pais também precisam se sentir seguros para comprar. Passar informações sobre a segurança das peças é relevante para a decisão”, complementa.

Divulgação Multimóveis

móveis infantis

A Multimóveis lançou em 2014 a linha de minicamas para menino com o design arrojado no formato de um carrinho

A equipe de conteúdo da Revista Móbile conversou com alguns fabricantes de móveis infantis para saber das novidades, tendências e o desenvolvimento de cada produtos. E foi tema de matéria especial na revista digital RG Varejo 19. Confira o que cada indústria analisou e seus destaques em mobiliário.

Sobre o tema perfil do consumidor infantil, é possível conferir mais detalhes na revista Móbile Lojista 312, com mais informações sobre este público que tem grande influência nas escolhas.


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