Crescimento planejado é a melhor solução

Buscar crédito na praça pode ser uma boa ideia para alavancar processos de crescimento. No entanto, planejamento é fundamental para que a ação funcione

Publicado em 11 de junho de 2014 | 14:05 |Por: Jorge Mariano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Agências de fomento, bancos regionais, Finame, BNDES. Esses são alguns nomes que geralmente deixam dúvidas na cabeça dos empresários. Muitos não sabem que é possível – independente do porte do empreendimento – lançar mão de linhas de crédito para alavancar os negócios. Nas revistas Móbile Fornecedores e Móbile Sob Medida, este é um assunto comum. Aquisição de máquinas, quase sempre, envolve busca de crédito. Porém, como o lojista pode se beneficiar desse sistema?

Minerva Studio

Planejamento é fundamental na busca por crédito e pode ser determinante para encontrar melhores taxas e condições

Planejamento é fundamental na busca por crédito e pode ser determinante para encontrar melhores taxas e condições

“Quando a empresa está começando, o ideal é buscar financiamentos com prazos mais longos. Todo empreendimento tem seu tempo de maturação”, observa o diretor financeiro do Grupo Zema, Adilson dos Santos. Segundo ele, essa é uma maneira de dar um pouco de fôlego aos negócios e permitir que os lucros da empresa sejam suficientes para cumprir os compromissos financeiros adquiridos com um empréstimo. Mas para que esse cenário seja promissor, é fundamental planejar.

Leia mais:
CNova, empresa global de e-commerce, é aprovada
Entrevista: Marcos Pazzini comenta mudanças no consumo
Inadimplência: índices do SPC e SCPC apresentam diferenças

Antes de assinar um contrato de financiamento, o empresário precisa ter em mente exatamente qual é a finalidade do dinheiro. De acordo com o perfil da empresa e o uso que será dado ao financiamento, há linhas específicas que podem ser utilizadas. Estabelecer um plano de negócios e realizar uma pesquisa antecipadamente garante não somente dinheiro melhor aplicado, como também taxas mais baratas.

Por incrível que pareça, esses são alguns aspectos deixados de lado em boa parte das situações de busca por crédito. “A maior parte das empresas que vai a uma instituição financeira buscar crédito não sabe a finalidade especifica. Não se realiza um cálculo do montante necessário”, declara o consultor financeiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae SP), Wagner Viana Pereira.

“Costumo dizer que o melhor momento para buscar linhas de crédito é quando não há necessidade”, diz a superintendente de negócios da Caixa Econômica Federal, Eugênia Regina de Melo. Segundo ela, o ideal é que as empresas estejam sempre preparadas para uma eventual dificuldade e que mantenham contato com os bancos que utilizam. “Não pode ter medo de conversar. O gerente do banco é um aliado nesses momentos.”

Confira essa reportagem completa na edição 307 da revista Móbile Lojista.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile