As cozinhas continuam sendo a estrela da casa

Em 2014, as cozinhas tiveram evidência no mercado de móveis.Confira algumas matérias sobre esse importante espaço do lar das pessoas

Publicado em 18 de dezembro de 2014 | 9:47 |Por: Marina Gallucci

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Casa Mob

Projeto simulação de cozinha da Casa Mob para planta da MRV Engenharia

Espaços compactos também transformam o design de cozinhas

Ao longo do ano ficou claro que o status de importância das cozinhas na casa das pessoas é uma tendência que continua com força. O espaço vem acompanhando novos comportamentos e conquistando diferentes significações de usos e costumes, deixando o apelo funcional e galgando o título de um ambiente social, de conforto e reunião de pessoas, fortalecido ainda mais pela descoberta e valorização dos prazeres da gastronomia.

Isso acontece, entre outras razões, segundo o coordenador do curso de Design de Interiores da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Jéthero Cardoso de Miranda, pela questão da violência nos grandes centros brasileiros. “Além do custo dos restaurantes e programas fora de casa e dificuldade de sair e estacionar, por exemplo. Todos esses fatores fazem com que as pessoas queiram convidar os amigos e familiares, e que esse espaço seja mais importante”, completa Miranda.

O publicitário e diretor de marketing da Porcelanas Schmidt, Paulo Lara, analisa que há um movimento das pessoas “se voltarem para casa”, desde o início do século, em todo mundo e em cada lugar ele é movido por causas particulares, inclusive no Brasil. Esse movimento, segundo ele, também é influenciado pelo mundo gastronômico, um fator tão relevante quanto o da integração dos espaços e a transformação da sala e cozinha em centros de convivência. “É o que está ditando as tendências à mesa e de uso dos utensílios”, completa.

Leia mais:
O perfil do consumidor de cozinhas
Novas fornecedoras são conhecidas na Movelsul

Cozinhas compactas se tornam desafio

Confira a seguir algumas matérias que foram publicada em 2014 sobre o espaço e que evidenciam a crescente importância desse segmento para o setor de móveis.

Evolução

O ato de cozinhar sempre foi algo externo à casa na antiguidade. “No Brasil, por exemplo, como o clima era bom, a cozinha era no quintal das pessoas”, diz. Aos poucos, narra o professor, o cômodo foi sendo incorporado ao beiral das moradias, “em uma espécie de ‘varandinha’, e depois entrando nos lares”, descreve Miranda

Conforme a cozinha foi percorrendo o caminho em direção ao interior das construções, segundo Miranda, também foi ficando mais importante. “Primeiro, ela era um lugar para os funcionários da casa, hoje se tornou requintada, com equipamentos mais ‘transados’ e é o centro de tudo. Muitas moradias aboliram a separação entre a cozinha e a sala, e integraram esses dois ambientes.”

Essas transformações nas relações com o espaço e como isso se tem refletido no desenvolvimento dos produtos foi tema de Especial na Móbile Lojista 310. Relembre aqui.

Aprendendo a vender

Levando em consideração que as expectativas em relação ao espaço são altas por parte do consumidor, cabe ao lojista saber extrair informações do consumidor e conhecer o produto que está oferecendo e se ele atende a necessidade apontada. Seja de madeira, aço, modulada ou planejada, a escolha deve ser assertiva e de acordo com o perfil de quem compra. São discursos óbvios, porém, o mais importante, é saber conectar esses dois pontos para acertar na venda.

Esse foi o tema do especial Como vender cozinhas da RG Varejo 18. Confira aqui as dicas das fabricantes das mais diversas linhas de cozinha.

Nos mínimos detalhes

Em consulta a consumidores, a reportagem do Portal eMobile também constatou que com a constante preocupação e atenção maior que as pessoas tem dado às residências, especialmente a esse espaço – pelas transformações sociais que a população tem passado e tamanho dos imóveis –, nenhum detalhe passa despercebido por quem planeja a equipagem do seu lar. Dentro disso, as ferragens importam e muito para o consumidor na hora compra. Leia mais aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile