Procura por TVs na Copa do Mundo puxa consumo de móveis para sala

Evento esportivo estimula consumidores a renovarem ambiente, os objetos eletrônicos e o mobiliário da sala de estar

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 | 8:00 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Neste mês de fevereiro o Google divulgou uma pesquisa sobre o comportamento do brasileiro no Dia do Consumidor – comemorado em 15 de março –, uma das datas mais marcantes para o varejo nacional. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos neste dia comemorativo foi de 23% em comparação com 2016. Em média o consumidor pretende gastar R$ 690, sendo que cerca de 13% irá desembolsar entre R$ 1 e 2 mil, faixa de preços comum aos bens duráveis como itens eletrônicos e móveis para sala.

O levantamento apontou que em 2018 a Copa do Mundo será um dos principais fatores a atrair para as lojas pessoas interessadas em renovar itens da sala de estar, lugar tradicional para reunir família e amigos e assistir aos jogos do espetáculo esportivo. Aproximadamente 50% dos entrevistados já estão planejando suas compras para o campeonato, sendo que 16% intencionam comprar uma televisão nova.

TVs puxam o consumo de móveis para sala

As TVs são o produto que 12% dos usuários desejam ver em promoção no Dia do Consumidor, atrás somente dos Smartphones (24%) e Roupas e Calçados (16%). O alto consumo de televisores na época da Copa é considerado uma boa oportunidade para a indústria e varejo de móveis para sala, uma vez que associada à busca por TVs está também a possibilidade de renovar peças como racks, painéis suspensos e estofados.

“É um gancho que ajuda o nosso mercado e, de certa forma, uma venda acaba motivando a outra, pois o consumidor já vem predisposto a mudar seu ambiente. Mas além dos rack, painéis e homes, é importante que os lojistas tenham estoque de complementos como mesa de centro, mesa lateral e aparadores, porque essas são peças coringa e muito funcionais quando se recebe visita”, afirma o coordenador de marketing da Móveis Província, Marco Cesar Costa. 

Divulgação Móveis Província

Móveis para sala da Móveis Província

Rack e painel Dion, da Móveis Província, para instalação de TVs, um dos eletrônicos mais procurados durante a Copa do Mundo

A HB Móveis, do polo moveleiro de Arapongas, também está apostando no aumento do consumo de móveis para sala neste ano de Copa do Mundo. De acordo com a empresa, há uma grande expectativa dos consumidores para época, que anseiam por redecorar a sala para receber os amigos e torcer durante os jogos.

“Visto que o grande palco da Copa do Mundo é a sala de estar, os lojistas devem estar preparados com produtos específicos que atendam a esse segmento. Produtos como racks, painéis, poltronas e sofás terão uma demanda maior nesse período. Objetos decorativos com tema verde e amarelo, como almofadas e puffs, também são ótimas opções para se ter na loja. As lojas de móveis tendem devem estar preparadas para atender consumidores com a intenção de substituir aquela velha estante ou rack por um painel que comporte uma TV maior ou trocar o sofá por um maior e mais confortável”, diz o analista de Marketing da HB Móveis, Vinícius de Souza.

Divulgação HB Móveis

Móveis para sala da HB Móveis

Mesa de Centro e Mesa Lateral Sorelle, da HB Móveis: separáveis e adequadas para comportar petiscos na hora dos jogos

Itens para se ter em estoque

A Móveis Província e a HB Móveis também apontam algumas peças de mobiliário que seria adequado aos lojistas terem em estoque para a Copa do Mundo. A primeira acredita que os estofados, por estarem mais relacionados ao conforto do ambiente, devem ter mais saída durante a época esportiva. Já a HB móveis aponta que, com a chegada do sinal digital e a substituição das TVs analógicas, o item mais procurado nas lojas de móveis será o painel suspenso, uma vez que o móvel permite um melhor aproveitamento do espaço do ambiente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile