Consumo em 2015 voltou aos índices de 2010 em volume

Após passar por um boom, o consumo do país voltou aos índices de 2010 em volume – realidade impulsionada pela inflação de 10,7% (IPCA 2015) e desemprego de 9% (trimestre terminado em novembro 2015)

Publicado em 17 de maio de 2016 | 10:00 |Por: Cleide de Paula

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As mudanças que impactaram a economia em 2015 transformaram a maneira de consumir dos brasileiros. No entanto, bem informados e cientes dos produtos dos quais não querem abrir mão, os consumidores fazem, mesmo em tempos de racionalização, escolhas inteligentes na hora de abastecer o carrinho.

De acordo com a Kantar Worldpanel, após passar por um boom, o consumo do país voltou aos índices de 2010 em volume – realidade impulsionada pela inflação de 10,7% (IPCA 2015) e desemprego de 9% (trimestre terminado em novembro 2015). Nesse cenário, em comparação com 2014, os domicílios fizeram quatro visitas a menos aos pontos de venda no ano passado, passando de 85 para 81. O número de unidades levadas para casa também caiu (-1,5%).

Para equilibrar os gastos, as famílias tomaram uma série de medidas: migraram para os planos pós-pagos de telefonia celular, com mensalidades mais baratas, e para os planos controle; deixaram de jantar fora, gastando 8% menos nesse quesito; e passaram a alimentar os cães com comidas caseiras, diminuindo a importância das rações industrializadas.
No entanto, outras despesas foram incorporadas. As principais relacionadas à comunicação (gasto mensal com celular de R$ 55), lazer dentro de casa (internet e TV por assinatura) e outros gastos domiciliares, como festa.

Nesse contexto, a alimentação dentro do lar aparece no topo dos maiores gastos da população, com 19%. Em seguida estão transporte (13%), habitação (13%), serviços públicos (7%), vestuário (7%), saúde (7%), alimentação e bebidas fora do lar (5%), lazer (5%), higiene pessoal (4%), outras despesas (4%), educação (3%), serviços financeiros (2%) e comunicação (2%).

 

De acordo com a Kantar Worldpanel, o que os varejistas podem fazer para conquistar seu espaço é conhecer seus consumidores e também aqueles que não o são, planejar seu abastecimento e oferecer opções de pagamento, dar destaque aos produtos funcionais, integrais e com ou sem alguns ingredientes, inovar com diferenciação, facilitar a vida dos compradores e oferecer promoções inteligentes. (com informações Kantar Worldpanel)

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