Conheça o perfil dos consumidores desse Natal

Além de explorar a cautela crescente, infográficos mostram como diferentes tipos de consumidores realizam suas compras de fim de ano

Publicado em 14 de dezembro de 2014 | 16:17 |Por: Renata Bossle

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O espírito natalino está em alta no varejo. O recebimento do décimo terceiro salário, o horário estendido do comércio e as festas de fim de ano levam os consumidores até as lojas. De acordo com a Sondagem de Expectativas do Consumidor, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o consumidor brasileiro está bem mais cauteloso em relação às compras natalinas, seguindo a tendência que já vinha sendo observada nas pesquisas mensais.

Passo a passo do consumidor cauteloso
A professora Rita Ritz dá dicas para quem quer escapar das tentações.
1. Faça uma lista do que é necessário comprar.
2. Refaça a lista analisando cada anotação separadamente, buscando soluções mais baratas ou até eliminando alguns itens.
3. Defina, no caso dos presentes, uma estimativa de preço para cada um e, se possível, sugestões do que comprar.
4. Só depois disso, já com a lista fechada, você deve sair às compras.

“Exceder os gastos significa ganhar de ano novo uma série de débitos que às vezes são impossíveis de saldar”, explica a professora da IBE-FGV Rita Ritz. Ela é adepta da pesquisa de preços, apontando que a diferença entre uma loja e outra pode chegar a quase 20% em alguns itens.

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O indicador de evolução dos gastos com presentes de natal registra 69,0 pontos em novembro de 2014, o segundo menor da série iniciada em 2007, superando apenas o observado em 2008 (64,5 pontos) – ano em que foi deflagrada a crise financeira internacional. A parcela de consumidores que pretendem aumentar os gastos com presentes em relação ao natal anterior ficou praticamente estável em 12,0%. Já a parcela dos que projetam gastar menos aumentou 8,8 pontos percentuais, para 43,0% do total. O resultado geral mostra que o consumidor tenderá a ser especialmente parcimonioso com os gastos de natal este ano.

O preço médio previsto para os presentes de natal recuou de R$63,81 para R$59,64 entre 2013 e 2014, registrando o menor valor da série histórica. Além do patamar mais baixo, a queda de 6,5% no preço médio frente a 2013 é inferior somente à observada entre os natais de 2007 e 2008.

No entanto, além de oferecer vantagens para o consumidor cauteloso, os lojistas precisam observar outras características do perfil de quem sai às compras no fim de ano. Assim, o PayPal desenvolveu infográficos sobre quatro perfis de consumidores e como eles encaram as compras de Natal.

Um deles é o consumidor que, acima de tudo, quer aproveitar as festas. Ele dá preferências para ações promocionais, faz pesquisa de preço on-line e vai direto ao ponto no PDV. Mais do que consumir, o objetivo é participar das comemorações e passar um tempo com a família.

Divulgação PayPal

Consumidor - Natal 2014

Consumidor “Aproveito as Festas”

 

Já o madrugador é o consumidor organizado. Ele se planeja com antecedência, dá preferência a comprar pela internet – caprichando nas embalagens feitas em casa e garantindo bons preços. A ansiedade é tanta que, provavelmente, os lojistas já o viram em setembro.

Divulgação PayPal

Consumidor - Natal 2014

Consumidor “Madrugador”

 

O oposto surge no cliente relax. Ele usa a internet para ter ideias de presentes criativos e sai às compras pela cidade, mais pesquisando que fechando negócios. Para esse consumidor, o lojista pode apostar em produtos artesanais e de empresas comprometidas com a sociedade e o meio ambiente.

Divulgação PayPal

Consumidor - Natal 2014

Consumidor “Relax”

 

Por fim, sempre há aqueles que deixam para fazer a compra de última hora. Ele prefere uma loja versátil, com opções para todos os que deseja presentear, mas acaba tendo problemas com filas, falta de itens e preços mais altos. No e-commerce, quem oferece uma entrega rápida, acaba conquistando esse cliente.

Divulgação PayPal

Consumidor - Natal 2014

Consumidor “Já Estou Chegando”

(com informações da FGV e do Paypal)


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