Comportamento dos consumidores online

Estudo da Science Daily revelar que 25% dos compradores pesquisam e compram em apenas uma sessão online, mas a compra média leva mais tempo, cerca de 15 dias ao longo de seis sessões

Publicado em 30 de setembro de 2016 | 9:18 |Por: Cleide de Paula

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Um estudo recente publicado na Science Daily revelou que, apesar dos compradores online pesquisarem até 30 dias antes de realizar uma compra, a maioria decide pelo produto que encontrou no primeiro dia de pesquisa.

O estudo, conduzido por Bart Bronnenberg da Universidade de Tilburg, Jun Kim da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, e Carl Mela da universidade Duke, combinou dados detalhados de navegação e compra online de câmeras digitais em três grandes varejistas: Amazon, Best Buy e Walmart, a partir do histórico de navegação e compra dentro de uma amostra de 1000 compras durante um período de três meses.

Os dados revelaram que 25% dos compradores pesquisam e compram em apenas uma sessão online, mas a compra média leva mais tempo, cerca de 15 dias ao longo de seis sessões. Além disso, cerca de 40% procura apenas uma marca e 20% apenas um modelo enquanto que a média procura 3.

De acordo com os pesquisadores, isso pode se dever principalmente ao fato de haver uma “pesquisa antes da pesquisa”, ou seja, muitos compradores online olham resenhas e opiniões de outros compradores sobre o produto que estão procurando.

Sites como a Amazon.com já exploram esse tipo de informação faz tempo. De acordo com estudo da Nielson, 70% dos consumidores globais confiam em resenhas de produtos online e especialistas na indústria acreditam que esse número ainda vai aumentar. No Brasil, sites como Alixpert.com dedicam-se exclusivamente a publicar resenhas de um dos maiores e-commerces chineses, o Aliexpress. E não existe um blog que se preze que não faça resenhas dos produtos que se encontram em seu nicho de interesse.

De acordo com a Entrepreneur, não são apenas os consumidores que devem ficar de olho nas resenhas, mas os profissionais de marketing também. Com a tendência de crescimento desse tipo de comportamento do consumidor, as estratégias precisarão ser ajustadas influenciando, inclusive, a própria criação do produto em última instância.

A Aliexpert elaborou um infográfico sobre o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado.

Fontes: https://www.sciencedaily.com/releases/2016/09/160906145719.htm
https://www.entrepreneur.com/article/253361
www.alixpert.com

 


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