Cinco características das mulheres valorizadas no mercado

Especialista em neurociência, Luciano Salamacha, aponta talentos e áreas de maior sucesso com as mulheres na gestão

Publicado em 8 de março de 2017 | 11:22 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Cerca de 104 milhões de brasileiras ocupam aproximadamente 43% do mercado de trabalho. Em média, 38% dos lares são chefiados pelas mulheres, que também são em maior número nas universidades. O especialista em gestão, Luciano Salamacha, ressalta cinco talentos das mulheres no âmbito corporativo. E indica áreas onde elas obtêm maior êxito.

1. Mulheres são hábeis ao estabelecerem e gerenciarem relacionamentos interpessoais
Ao longo do desenvolvimento da humanidade, elas precisaram criar e impor a sua liderança por habilidades que podem ser chamadas de soft skills ou competências ligadas ao relacionamento. Diferentemente do homem, que atende seu instinto de impor a liderança pela força ou pelo uso de coerção.

Shutterstock

mulheres

O especialista destaca que “as mulheres só precisam identificar os seus talentos para posicionar-se em condição de vantagem em vários aspectos perante o mundo masculino no ambiente corporativo”.

2. Capacidade de poder realizar várias atividades ao mesmo tempo
Por força da necessidade da gestão do lar, do ambiente familiar, a mulher desenvolveu essa característica. O mercado empresarial, atualmente, não é feito por especialistas profundos em apenas uma pequena área e nem por generalista que conhece um pouco de tudo, mas sim pela combinação entre esses dois profissionais. As organizações precisam de pessoas que tenham uma visão geral, que sejam capazes de responder com profundidade por áreas que são vitais para a companhia e, ao mesmo tempo, têm conhecimento superficial para atuar em áreas periféricas.
Enquanto as mulheres assumem essa posição facilmente, os homens têm a tendência de buscar uma “arena de combate”, onde podem impor uma superioridade em determinada área de performance. Além disso, as mulheres conseguem manter a atenção e o foco em diferentes tarefas, demonstrando grande habilidade em atividades que requerem o desenvolvimento paralelo de processos ou projetos.

3. Sensibilidade feminina
Fator que foi desenvolvido devido à mulher ser a principal gestora da família, e estar atenta aos pequenos detalhes que poderiam fazer a diferença entre a sobrevivência ou a perda de um integrante da família. Como no caso dos sintomas de uma doença, por exemplo. Enquanto ao homem cabia o papel de provedor de recursos. Levada essa sensibilidade para o mundo empresarial é possível observar que as mulheres demonstram performance acima da média e, principalmente, se sobrepõem aos homens quando o assunto é atenção ao detalhe. “Por isso, em atividades como na área financeira, controladoria e contabilidade, as profissionais têm alto grau de confiabilidade sobre as tarefas realizadas, comparando com o desempenho dos homens”, acrescenta Salamacha.

4. Apresentação pessoal
De maneira inconsciente, tanto o homem quanto a mulher desenvolveram habilidades próprias pra conquistar o espaço familiar e na sociedade. Enquanto o homem utilizava da sua forma física, a mulher percebeu que outros atributos poderiam ser extremamente valorizados para a formação de uma família, neurocientificamente chamando, de um bando.
As mulheres perceberam muito antes dos homens que apresentação pessoal e o cuidado na formação de uma imagem positiva são componentes importantes para se estabelecer relações, inclusive de natureza comercial. É por isso que boa parte das áreas de comunicação visual, identidade visual e marketing nas organizações são confiadas às mulheres, capazes de terem a compreensão exata da importância que a construção da imagem de uma organização, de seus produtos e serviços tem para o sucesso no mundo dos negócios”, justifica o especialista em neurociência voltada aos negócios.
Essa sensibilidade também se apresenta como forte diferencial desde na organização de uma loja, em suas vitrines, até no layout de funcionamento de uma grande indústria, onde aspectos ergonômicos, de conforto e bem-estar são melhores percebidos e ponderados pelas mulheres do que pelos homens.

5. A capacidade de resiliência e perseverança que a mulher tem é muito superior a do homem
A explicação se dá pelo próprio desenvolvimento da humanidade, que aos poucos vem deixando de lado o machismo, muito mais pela conquista que as mulheres obtiveram no mundo masculino, do que propriamente pela vontade e desejo dos homens em reconhecerem as qualidades femininas.
Essa capacidade de superar adversidades, se manter firme no propósito, de elaborar caminhos estratégicos para conseguir seus grandes objetivos e, ainda, de manter otimismo e firmeza aos propósitos mesmo diante de situações complicadas atribuem à mulher um forte equilíbrio na condução e elaboração de estratégias nas organizações. De fato, as mulheres demonstram grande capacidade de assimilar ocasiões adversas e reverter aspectos negativos para situações otimistas e melhores.

Leia mais
Redes sociais influenciam hábitos de compra de mulheres
Confiança dos MPE´s aumentou
Dez dicas para pequenas empresas fazerem bom uso de dados

“De modo geral, a natureza feminina posiciona a mulher como uma profissional multifacetada, capaz de desempenhar três ou quatro funções ao mesmo tempo e com genialidade. Como consultor de grandes companhias, observo que a profissional é mais atenta aos detalhes, o que minimiza o índice de erros. Empresas dirigidas por mulheres não costumam apresentar problemas para desempenhar acima das expectativas, superando balanços comparados com companhias presididas por homens. O que se dá também pela fragilidade que remete o sexo feminino ao homem, permitindo às profissionais reprimir homens em certas situações com mais elegância e respeito, evitando desentendimentos e crises interpessoais”, resume Salamacha.

O especialista ainda destaca que “as mulheres só precisam identificar os seus talentos natos, desenvolvidos muitas vezes em várias gerações e consolidados geneticamente em seu DNA para posicionar-se em condição de vantagem em vários aspectos perante o mundo masculino no ambiente corporativo”.

(com informações da assessoria)

Quer saber mais? Curta a página do Portal eMóbile no Facebook e fique por dentro do setor moveleiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile