Cai intenção de compra para o fim de ano

Pesquisa de intenção de compra do Provar/Fia tem o menor índice dos últimos 8 anos e uma queda de 6,4 p.p, em relação ao fim do ano de 2013

Publicado em 16 de outubro de 2014 | 9:23 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Foi divulgada a pesquisa de intenção de compra de bens duráveis para o último trimestre do ano, realizada pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Felisoni Consultores Associados. O índice de consumidores que pretendem consumir de outubro a dezembro, que inclui o Dia das Crianças e o Natal, é de 4o,4%, menor índice dos últimos oito anos, se comparado com os mesmos períodos.

Foram entrevistados 500 consumidores na cidade de São Paulo quando foram analisados a intenção de compra e de gasto em relação às seguintes categorias de produtos: “Eletroeletrônicos”, “Informática”, “Cama, mesa e banho”, “Cine e Foto, Móveis”, “Telefonia e Celulares”, “Material de onstrução”, “Linha branca”, “Vestuário e Calçados”, “Automóveis e Motos”, “Imóveis”, “Eletroportáteis” e “Viagens e Turismo”.

Leia mais:
– Mulheres são 70% dos compradores on-line de móveis
– Inadimplência em setembro tem a menor alta do ano
– Emprego no comércio varejista cresceu 6,8%

Para o presidente do Conselho do Provar/Fia, Claudio Felisoni, os resultados do levantamento reforçam a ideia da forte desaceleração do consumo em 2014. “Este cenário se apresenta desta forma devido a uma série de conjuntos: maior preocupação das famílias com a inadimplência, juros altos e inflação, mesmo com o recebimento do 13º salário”, explica.

Em contrapartida, ainda na pesquisa, as intenções de compra na internet apresentam um leve avanço, com aumento de 0,8 p.p., em comparação com o trimestre anterior. O indicador nestes últimos meses do ano é de 85,5%. Entre os itens com maior intenção de compras no e-commerce estão: “Telefonia e celulares” (28,6%), “Informática” (26,6%) e, “Eletroeletrônicos” (25,3%).

Confira os resultados da pesquisa:

Divulgação Provar/Fia

Intenção de compra na internet

Intenção de compra na internet

Divulgação Provar/Fia

Intenção de compra no varejo - série histórica

Intenção de compra no varejo – série histórica

Divulgação Provar/Fia

Intenção de gasto e variação no varejo

Intenção de gasto e variação no varejo

Divulgação Provar/Fia

Intenção de compra e variação no varejo

Intenção de compra e variação no varejo

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile