Vendas no e-commerce podem chegar a R$ 2,19 bi na Black Friday

Pesquisa revela que 81% dos entrevistados pretendem consumir durante a data

Publicado em 3 de outubro de 2017 | 14:16 |Por: Érica da Costa Diniz

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De acordo com o monitoramento da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, as vendas da Black Friday, que acontecerá no dia 24 de novembro (última sexta-feira do mês), deverão atingir R$ 2,185 bilhões, alta de 15% na comparação com 2016. A estimativa é que o número de pedidos suba 7,7%, de 2,92 milhões para 3,1 milhões, e o tíquete médio deverá ser de R$ 695,00, alta de 6,4%.

A Black Friday é considerada a principal data do calendário do e-commerce. Por conta dos descontos oferecidos especialmente para a data, as lojas virtuais registraram em 2016 um movimento médio 20 vezes maior do que em um dia comum. “A expectativa de crescimento está baseada no aumento do número de consumidores virtuais e na melhora do cenário econômico com controle da inflação, diminuição da taxa de juros e o índice de desemprego. O consumidor está mais confiante de que o pior da crise já passou, por isso deve usar parte do 13º salário para comprar na Black Friday”, explica o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

Uma pesquisa desenvolvida pela Ebit para entender o comportamento dos consumidores virtuais no evento aponta que 81% dos entrevistados pretendem consumir durante a Black Friday. “A data ainda tem muito para crescer no país. Prova disso é que 38% dos consumidores falam que não compram porque não acreditam nos descontos. Com a consolidação da Black Friday, a tendência é que essa desconfiança diminua e a adesão aumente. Na comparação com o ano passado (41%), registramos uma queda de três pontos percentuais, mas dentro da margem de erro”, afirma Guasti.

Volume de vendas na data representam sete sextas-feiras

Os dados apontam que 41% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal, mas não apenas para a compra de presentes. Apenas 18% dos consumidores pretendem comprar para presentear, enquanto 59% compram item para uso próprio.

Eletrônicos lideram o ranking de intenção de compras, com 34%, seguido de eletrodomésticos (27%), informática (24%), telefonia e celulares (23%). Esta última categoria é a de expectativa de tíquete médio mais alto, de 1.236 reais.

Divulgação

Black Friday

Ranking de intenção de compras

Metodologia
Os números apurados para a Black Friday foram estruturados por meio de pesquisa online do painel de consumidores da Ebit, realizada entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro. A amostra contou com 5.274 casos, do universo de consumidores que pretendem comprar online.

(com informações de assessoria)


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