Data da Black Friday no Brasil pode ser alterada em 2018

Black Friday pode ter nova data no Brasil em 2018

Mudança pode ocorrer para evitar prejuízo nas vendas do natal e atender desejo dos varejistas

Publicado em 14 de setembro de 2017 | 15:01 |Por: Érica da Costa Diniz

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A mudança na data da Black Friday no Brasil está sendo discutida pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A alteração seria válida a partir de 2018, transferindo do mês de novembro para o fim de setembro e início de outubro. A medida tem como objetivo diminuir o impacto de vendas e a margem de lucro da Black Friday sobre o natal, além de atender ao pedido de centenas de varejistas. Devido as datas serem muito próximas, vários consumidores esperam para aproveitar a Black Friday durante as compras de final de ano e com isso o comércio perde suas chances de venda.

Divulgação

Black Friday - Compras

Mudança visa diminuir prejuízo nas vendas do natal

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Comércio Eletrônico, notificou que é a favor da manutenção da Black Friday para o fim de novembro, data já consolidada no mercado nacional.

Para a Federação, os meses sugeridos de setembro ou outubro preocupam os varejistas, pois coincidem com o calendário de lançamento da indústria da moda e também a principal data dos varejistas de brinquedos antes do Natal.

Ainda reforça que a proposta de alteração, caso seja aceita, terá pouco efeito prático, ou ainda, que o varejo brasileiro pode criar mais uma data promocional no mercado sem que a Black Friday sofra qualquer correção de rumo no varejo.

Data proporciona grande aumento nas vendas online

De acordo com a Ebit, no Brasil, o varejo online vendeu 1,9 bilhão de reais, na Black Friday de 2016, uma alta de 17% em relação ao evento do ano anterior. Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, o crescimento da Black Friday no mundo, com base em uma mídia espontânea e nas estratégias comerciais das empresas americanas, já está consolidada no mercado nacional. “A data é esperada com ansiedade pelos consumidores brasileiros que têm acesso não somente às ofertas nacionais, mas também ao que é ofertado mundialmente via comércio eletrônico”, destaca o CEO.

(com informações de assessoria)


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