Black Friday pode ter nova data no Brasil em 2018

Mudança pode ocorrer para evitar prejuízo nas vendas do natal e atender desejo dos varejistas

Publicado em 14 de setembro de 2017 | 15:01 |Por: Érica da Costa Diniz

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A mudança na data da Black Friday no Brasil está sendo discutida pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). A alteração seria válida a partir de 2018, transferindo do mês de novembro para o fim de setembro e início de outubro. A medida tem como objetivo diminuir o impacto de vendas e a margem de lucro da Black Friday sobre o natal, além de atender ao pedido de centenas de varejistas. Devido as datas serem muito próximas, vários consumidores esperam para aproveitar a Black Friday durante as compras de final de ano e com isso o comércio perde suas chances de venda.

Divulgação

Black Friday - Compras

Mudança visa diminuir prejuízo nas vendas do natal

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do Conselho de Comércio Eletrônico, notificou que é a favor da manutenção da Black Friday para o fim de novembro, data já consolidada no mercado nacional.

Para a Federação, os meses sugeridos de setembro ou outubro preocupam os varejistas, pois coincidem com o calendário de lançamento da indústria da moda e também a principal data dos varejistas de brinquedos antes do Natal.

Ainda reforça que a proposta de alteração, caso seja aceita, terá pouco efeito prático, ou ainda, que o varejo brasileiro pode criar mais uma data promocional no mercado sem que a Black Friday sofra qualquer correção de rumo no varejo.

Data proporciona grande aumento nas vendas online

De acordo com a Ebit, no Brasil, o varejo online vendeu 1,9 bilhão de reais, na Black Friday de 2016, uma alta de 17% em relação ao evento do ano anterior. Para o presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, Pedro Guasti, o crescimento da Black Friday no mundo, com base em uma mídia espontânea e nas estratégias comerciais das empresas americanas, já está consolidada no mercado nacional. “A data é esperada com ansiedade pelos consumidores brasileiros que têm acesso não somente às ofertas nacionais, mas também ao que é ofertado mundialmente via comércio eletrônico”, destaca o CEO.

(com informações de assessoria)


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