Especialista detalha dicas para potencializar as vendas no e-commerce

Utilizar o e-mail marketing e apostar em parcerias com influenciadores digitais são algumas das estratégias recomendadas pelo sócio-diretor da Enviou, Felipe Rodrigues

Publicado em 22 de Janeiro de 2018 | 17:30 |Por: Ricardo Heidegger

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Em tempos de recessão e crise econômica, trabalhar com e-commerce pensando é uma opção para o varejo. Mesmo com a melhora do setor moveleiro nos últimos meses, é preciso entender o comportamento e a jornada de compras do consumidor. Com esse pensamento e foco em ajudar o profissional do varejo, o sócio-diretor do Enviou, Felipe Rodrigues, detalha dicas para aumentar as vendas no e-commerce.

Divulgação Scaramella Press

Dicas para aumentar as vendas no e-commerce

O sócio-diretor do Enviou, Felipe Rodrigues, cita o investimento em anúncios no Google Adwords e Facebook ADS como diferencial para se tornar destaque no mercado

O profissional do Enviou – suíte de ferramentas para ajudar as lojas online a vender mais, agregando soluções para relacionamento com o cliente e recuperação de vendas – conta que realizou internamente um levantamento junto às mais de 19 mil lojas já atendidas pela startup.

De acordo com a pesquisa, 50% dos consumidores optam por realizar o pagamento das compras via boleto bancário, o que não seria um problema segundo o profissional, mas em contrapartida, 52% das pessoas que optam por essa modalidade de pagamento acabam não concretizando a compra.

Já de acordo com os dados mais recentes do Ebit, o e-commerce brasileiro faturou R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2017, chegando à marca de 50,3 milhões de pedidos e ao ticket médio de R$ 418,00. Quase 36% das compras no período foram realizadas via dispositivos móveis e 38% das lojas ofereceram frete grátis. Um outro estudo realizado pela Forrester Reserch, aponta que as vendas pela internet devem dobrar até 2021 no Brasil.

Estratégias e dicas

Levando em consideração as pesquisas e levantamentos recentes sobre o e-commerce brasileiro, o sócio-diretor Felipe Rodrigues comenta dicas e estratégias para aumentar as vendas no e-commerce. A primeira dica do profissional é de utilizar o e-mail marketing, já que ele é uma arma de sucesso nas ações de marketing. “Use dessa estratégia para aumentar suas vendas. Contudo, não se torne mais uma empresa mandando um e-mail genérico para todo mundo. Crie combos de presentes, separe seus melhores produtos, invista em um tema personalizado e pense em um assunto criativo”, comenta.

O profissional cita o investimento em anúncios como diferencial para se tornar destaque para aumentar as vendas no e-commerce. “Utilize as principais ferramentas, como o Google Adwords e Facebook ADS. Crie uma agenda de divulgação, trabalhe com palavras-chaves, tenha foco total no seu público-alvo e planeje muito bem essas ações”, diz.

Divulgação Scaramella Press

Dicas para aumentar as vendas no e-commerce

O Enviou é uma suíte de ferramentas para ajudar as lojas online a vender mais, agregando soluções para relacionamento com o cliente e recuperação de vendas

Rodrigues também cita que o incentivo de vendas é fundamental para que seus funcionários continuem motivados. “Faça com que seus funcionários vistam a camisa do time e tenham foco total em vendas. Ofereça um incentivo para levá-los a atingir um melhor resultado. Invista em premiações e bonificações para o funcionário que atingir a meta determinada”, aponta.

– Preços no e-commerce registram deflação em todos os meses de 2017

Apostar em parcerias com influenciadores digitais é uma ótima maneira de gerar visibilidade para sua empresa, segundo Rodrigues. “Essa ação é bem direcionada, por isso o índice de retorno é bem satisfatório. Pesquise e avalie os influenciadores que tenham relação com o seu tipo de negócio, aposte nessa prática porque com ela você promove uma grande valorização para sua marca, além de alcançar um maior número de clientes e vendas”.

Para continuar investindo e aumentar as vendas no e-commerce, as técnicas de cross-selling são outra estratégia levantada pelo profissional para aumentar o ticket médio da empresa. “Cross-selling não é empurrar para o cliente algo que ele nunca vai usar, mas sugerir produtos relacionados ao que ele está comprando. Essa estratégia com toda certeza aumentará suas vendas e deixará seu cliente mais feliz. Existem diversas ferramentas no mercado para implementar esta técnica no seu negócio”, complementa o sócio-diretor.

(com informações de assessoria)


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