Varejistas explicam como ter argumento de venda

Entender o desejo do consumidor, ter postura e conhecimento do produto são alguns aspectos que fazem a diferença

Publicado em 15 de julho de 2015 | 9:00 |Por: Júlia Magalhães

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Não existe fórmula fixa no argumento de venda. Cada cliente é único e, portanto, o vendedor precisa fazer uma leitura de seu perfil para traçar uma comunicação assertiva. Mas, ponto comum nos atendimentos é que precisa ter conhecimento do produto, simpatia e entender os desejos do consumidor, frisam os profissionais da área.

Júlia Magalhães/Revista Móbile

Argumento de venda

Fazer pós-venda é importante para estabelecer uma ligação com o cliente e fidelizá-lo

A gerente da Lojas MM, de Curitiba (PR), Geovaní Aparecida Paini, aconselha que se extraia o máximo de informações do cliente. Para tal, manter uma dinâmica positiva e não fazer perguntas fechadas o deixará mais à vontade.

“O vendedor tem que ter maturidade de antecipar a decisão de compra dos clientes. Ajudar, informar e não deixá-lo confuso quanto à escolha”, frisa. Segundo ela, o cliente final tem que se sentir satisfeito, mas lembra que a compra só termina depois que o produto for entregue e montado.

Geovaní explica que a empresa se baseia em um método de vendas elaborado pela própria marca, o Método Sonhar, que oferece diretrizes para a equipe estar preparada diante de situações do dia a dia no varejo. “Assim, o vendedor terá habilidades de como sondar e driblar negativas, por exemplo”, diz. Além disso, a empresa foca no conhecimento do profissional. “Capacitar a equipe é fundamental.” Desse modo, oferece cerca de 140 cursos na Unimm (Universidade Mercado Móveis). Os vendedores têm acesso a todos os cursos de forma online e gratuitos e serão cobrados semanalmente quanto a isso.

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A Berlanda, segundo o gerente de vendas da rede, Eloir Tluszc, sempre apostou na qualidade do atendimento, pós-venda e eficiência na entrega dos produtos para agregar valor à marca e reter os seus clientes. Para conseguir a melhor eficiência no atendimento, explica, desde o momento em que o colaborador entra na empresa é feito um trabalho de integração das suas atividades levando em conta a missão, visão e valores da rede.

Júlia Magalhães/Revista Móbile

Argumento de venda

Proatividade e simpatia são requisitos importantes para trabalhar com vendas

“Para a equipe de vendas é realizado um treinamento específico ministrado pelo gerente com o passo a passo do atendimento, desde a abordagem até a pós-venda. Com o Sistema de Atendimento Berlanda (SAB), conseguimos um relacionamento cada vez mais próximo com nossos compradores.”

 

Tluszc reforça a importância de conhecer o perfil do consumidor e explica que a rede investe no relacionamento direto com o público das comunidades onde está instalada, com uma estratégia de atendimento personalizada, a qual é possível conhecê-lo realmente.

Além disso, para o cliente perceber valor e criar o desejo de compra, o gerente conta que os vendedores são orientados a ficarem atentos à razão pela qual o cliente precisa adquirir um produto e, assim, buscam as melhores soluções para resolver cada demanda.

Leia mais na Móbile Lojista 319 que em breve estará em circulação. Também temos disponível um aplicativo para dispositivos móveis da Revista Móbile no Android e iOS. Assinaturas podem ser solicitadas pelo 0800-9791981.


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