Argumento de venda: postura é determinante

Vendedores capacitados e motivados, podem ser a diferença no varejo, afirmam especialistas

Publicado em 17 de julho de 2015 | 14:18 |Por: Júlia Magalhães

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Argumento de venda

A equipe de vendas deve estar motivada independente do cenário econômico

Dando continuidade à importância do argumento de venda no varejo, o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), atuando com foco na formação profissional de vendedores e gestores de vendas, Mário Rodrigues, aconselha que o empresário deve fazer uma gestão mais atenta a todo o processo, sobretudo, com a equipe de vendas. “Apesar da crise, as pessoas precisam e vão consumir.”

No entanto, alerta Rodrigues, o consumidor está mais cauteloso e investindo onde se sente mais seguro. Ou seja, compram não necessariamente produtos, mas compram satisfações para suas necessidades. Isso exige mais preparo do profissional de vendas, que precisa desenvolver melhor a proposta que tem a fazer para ganhar o negócio pelo bom atendimento, pelo diferencial que possui em relação aos demais. Assim, a diretora e coach da Potencial Desenvolvimento Humano, Melissa Camargo Kotovski, frisa que se deve manter a equipe de vendas motivada, mesmo diante a notícias pessimistas e cenário econômico receoso.

As palavras-chaves neste momento, prossegue Melissa, são transformação e capacitação. Quanto mais foco no desenvolvimento pessoal e na capacitação profissional melhores serão os resultados com os clientes e na prestação de serviços. Desta maneira, a postura do líder será importante para atingir resultados satisfatórios de vendas.

“Outro ponto é capacitar os vendedores com treinamentos técnicos e comportamentais. Isso auxiliará que eles utilizem habilidades como o equilíbrio emocional com exatidão e não percam vendas por falta de postura, conhecimento ou ansiedade”, sublinha.

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As coaches Melissa e Mariana da Potencial Desenvolvimento Humano

Trabalhar com criatividade e ideias inovadoras, pode ser uma dica importante. Repensar atitudes e estabelecer maneiras de ser mais produtivo vai auxiliar o colaborador a pensar de maneira diferente e fazer da crise um momento de oportunizar atendimentos de sucesso. “Ter conhecimento sobre a crise é diferente de viver na crise. Nossas crenças influenciam nossos resultados e focar em oportunidades e em aspectos de aprendizagem fará a diferença para quem quer ter resultado na carreira.”

O momento é de se destacar e não se esconder, frisa Melissa. Os profissionais que fazem mais do que o esperado se destacam. Este é o momento de analisar atitudes de produtividade e administração do tempo. Períodos instáveis exigem medidas criativas e de alta produtividade. Analisar os históricos e follow up (acompanhamento) de clientes fará que o vendedor personalize atendimentos e antecipe as necessidades deles.


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