Aplicativos facilitam atendimento ao consumidor

Cresce a oferta de recursos que tornam mais barata e eficiente a comunicação com os clientes. Varejo de móveis também pode se beneficiar

Publicado em 11 de junho de 2015 | 15:00 |Por: Frances Baras

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Schutterstock

Atendimento ao consumidor

Informação e contato direto com as empresas na palma da mão do cliente é uma das principais vantagens apontadas pelos desenvolvedores

No primeiro semestre de 2015, 68,4 milhões de pessoas acessaram a internet por meio de smartphones, de acordo com a pesquisa Mobile Report, realizada pela Nielsen Ibope.

De olho no número crescente e nas mudanças de comportamento das pessoas em relação à comunicação – que hoje é muito mais por escrito do que por voz – algumas companhias de tecnologia estão apostando no desenvolvimento de aplicativos que facilitem o atendimento ao consumidor.

Assim, depois do SAC 2.0 nas redes sociais, canais personalizados e aplicativos para smartphones tornam mais seguro e eficiente esse contato entre cliente e empresa.

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Divulgação WhatSAC

Atendimento ao consumidor

Tela do WhatSAC. Aplicativo traz funcionalidades que o consumidor está acostumado a usar no smartphone

A principal vantagem é a conveniência para o cliente. “O consumidor pode acessar o canal com a empresa a qualquer momento”, destaca a gerente de novos negócios na People Way, empresa desenvolvedora do WhatSAC, Luciene Manna.

Com 11 meses de implantação, o aplicativo não tem apenas o nome, mas também funcionalidade semelhante ao conhecido whatsapp. “Porém, o uso corporativo e comercial do aplicativo de conversas é proibido. O whatSAC, por sua vez, é próprio para isso, com confidencialidade dos dados da empresa”, reforça.

Luciene lista ainda funções para as empresas como gestão do atendimento, com dashboards e relatórios, além da possibilidade de fazer o atendimento 24 horas. “Quando o cliente liga no SAC às 23h não consegue falar com ninguém. A mensagem que ele envia neste horário estará disponível no whatsac quando o atendente fizer o login.”

A ferramenta suporta além do texto, vídeos e envio de arquivos, além de contar com serviço de geolocalização. Hoje conta com cerca de 30 empresas cadastradas para o atendimento aos clientes.

Sua ligação é importante

Divulgação Me Atende App

Atendimento ao consumidor

Staniscia, CEO do Me Atende, aponta funcionalidades para diversos segmentos do varejo

Foi inicialmente para acabar com a longa espera do cliente em call centers de empresas que surgiu o Me Atende, que hoje conta não apenas com a funcionalidade inicial – um robô para aguardar o atendimento no lugar do consumidor – mas também com módulo de autoatendimento com dúvidas e problemas frequentes e o de chat.

As empresas interessadas em contar com a ferramenta no atendimento aos seus clientes podem, ainda, contar com a interface personalizada, segundo conta o CEO do Me Atende, Ledu Staniscia.

“O consumidor que vem do atendimento mobile reduz custos para a empresa, uma vez que o 0800 é muito caro e o autoatendimento traz uma economia significativa”, enumera.

Futuras vantagens para a venda de móveis

Entrega e montagem de móveis são etapas importantes neste processo e é fora da loja que a atenção deve ser maior. Staniscia propõe que o aplicativo sirva como um atalho para o atendimento pós-venda de problemas que possam acontecer justamente nestes casos.

“Estamos propondo para um potencial cliente do segmento que haja uma funcionalidade para pular uma etapa entre o problema do cliente e um reparo ou substituição de componente que seja necessária”, adianta.

A proposta do CEO é que com o uso do Me Atende o cliente possa fotografar e encaminhar a imagem do defeito diretamente para que a empresa já possa solucionar o problema.


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