Entrevista: Adelino Colombo, presidente da Lojas Colombo

Adelino Colombo, presidente da Lojas Colombo, fala sobre a história de uma das maiores redes varejistas do Sul do país

Publicado em 9 de novembro de 2016 | 12:00 |Por: Phaenna Assumpção

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Criatividade foi o ponto-chave que deu início a Lojas Colombo. A empresa começou de forma simples, mas com a imaginação de seu fundador, Adelino Colombo, hoje tornou-se uma das maiores redes de varejo do Sul do país. Confira a entrevista com Adelino, presidente da empresa, para o Portal eMóbile.

Rodrigo Fanti

Lojas Colombo - Adelino Colombo

Presidente da Lojas Colombo, Adelino Colombo

Portal eMóbile | Quando e como surgiu a Lojas Colombo? Conte um pouco da história da empresa e como iniciou sua expansão por toda Região Sul?
Adelino Colombo | Fundei a rede de Lojas Colombo em 30 de novembro de 1959, em Farroupilha, na Serra Gaúcha. Na época, a Colombo não possuía capital e nem crédito. Com a chegada do sinal da primeira emissora de televisão à Serra Gaúcha, no início dos anos 1960, adquiri um aparelho de televisão que deixava ligado na porta da loja. A ideia era despertar a curiosidade do público. Porém, uma pesquisa  mostrou que na cidade havia somente quatro pessoas com condições financeiras para comprar o televisor. Então fiz o pedido dos quatro televisores e recebi uma resposta negativa do fornecedor, pois o valor do pedido era maior do que o patrimônio da loja. Com esta negativa, viajei a Porto Alegre e trouxe da Capital os quatro aparelhos para vender em Farroupilha com a vantagem de poder oferecer assistência técnica. Assim, foi dado o primeiro grande passo para o crescimento da empresa. Como ninguém na época possuía televisão, o mercado estava livre para o desenvolvimento dos negócios. A partir do crescimento das vendas de televisores e outros eletrodomésticos, a Colombo começou a expandir, abrindo a primeira filial em 1965, na cidade vizinha de Caxias do Sul. Depois, o crescimento se deu em municípios da região, como Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Bento Gonçalves.

Leia mais
Multimóveis destaca móveis infantis
Itatiaia apresenta novidades
Cidades com maior renda do Brasil

eMóbile | Como se sucedeu ao longo dos anos a evolução da rede até se tornar uma grande rede de varejo?
Colombo | A década de 1970 foi considerada de “ouro” para nós, período em que o Brasil viveu uma época de euforia, com grandes investimentos em obras públicas e crescimento da indústria. Havia falta de produtos pela grande demanda e as vendas da Colombo cresceram muito. O período foi de capitalização para a empresa. Na década de 1980, a empresa já estava presente nas principais cidades do interior do Rio Grande do Sul. A primeira loja em Porto Alegre abriu em 1983, mesma época em que a rede se estabeleceu em cidades próximas à Capital. Foi nesta mesma década que atravessou a fronteira e inaugurou suas primeiras operações em Santa Catarina e Paraná. A Colombo possui mais de 250 lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de uma operação de e-commerce que atende a todo o Brasil.

Julio César Dal Monte

Lojas Colombo - Adelino Colombo

Adelino Colombo relembra as primeiras vendas da rede

eMóbile | Como era o mercado no estado de fundação da empresa em relação a concorrência? Como é a concorrência com outras redes atualmente?
Colombo | Quando foi fundada, há 56 anos, praticamente não havia concorrentes. Atualmente, players nacionais e internacionais atuam nesse mercado que é bastante competitivo. Hoje as margens são estreitas, os produtos se transformaram em commodities. Em função disso, a rede aposta sempre no diferencial de atendimento, que não se limita a um sorriso do vendedor, mais a um conjunto de ações que abrange informação fidedigna, preço justo, financiamento oportuno, entrega rápida e assistência técnica eficiente.

eMóbile | Quais motivos para a rede atuar apenas na Região Sul? Estuda-se a prospecção para outros estados? 

Colombo |A Colombo canaliza seus investimentos para fortalecer ainda mais sua posição nos mercados onde atua: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No momento, visa a expansão em cidades estratégicas do Sul, com a instalação de novas lojas e modernização de filiais e qualificação dos pontos de venda nas cidades onde já está presente, garantindo mais conforto e facilidades aos clientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile