Ações sustentáveis são necessidade no varejo

Uma empresa que consegue transmitir a seus clientes uma imagem favoravelmente sustentável sairá na frente em competitividade

Publicado em 8 de abril de 2015 | 9:13 |Por: Marina Werneck de Capistrano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

FidlerJan/Morguefile

O termo sustentabilidade tornou-se a palavra do momento no meio corporativo

O termo sustentabilidade se tornou a palavra do momento no meio corporativo

O termo sustentabilidade se tornou uma palavra do momento no meio corporativo. Hoje em dia, a maioria das empresas está preocupada com essa questão, e muitas tentam passar a impressão de que são sustentáveis, mesmo que não sejam.

Podemos dizer que o conceito de sustentabilidade está relacionado ao termo desenvolvimento sustentável, que são ações realizadas para suprir as necessidades presentes sem comprometer a capacidade de suprir as necessidades futuras.

O setor de varejo liga a cadeia produtiva ao consumidor final. Nessa relação comercial, seja ela realizada numa loja física no comércio online, encontra-se uma ótima oportunidade de se criar práticas sustentáveis, valorizando o consumo consciente e desenvolvendo soluções sustentáveis aos consumidores.

Alguns empresários ainda não perceberam a importância dessas ações que promovem a sustentabilidade e imaginam incorretamente que um cliente consciente do seu papel nesse processo traria prejuízos para a empresa. Também existe o mito de que realizar ações sustentáveis demandaria grandes recursos financeiros e que o retorno não seria significativo.

Toda mudança passa por um tempo de adaptação. A boa notícia é que as mudanças também proporcionam uma inovação, independentemente do segmento ao qual estejam relacionadas. Para isso é necessário que as pessoas envolvidas tenham ousadia e consigam enxergar além da lucratividade direta, pois uma empresa que consegue transmitir a seus clientes uma imagem favoravelmente sustentável sairá na frente em competitividade em relação às suas concorrentes – fator que nem sempre trará um retorno imediato.

Leia mais sobre Sustentabilidade na Cadeia Moveleira:
– A logística reversa de pós-venda e pós-consumo
– Gestão de resíduos na indústria moveleira
– Novo Código Florestal deve afetar pouco o setor
– Materiais sustentáveis simbolizam uso inteligente da natureza
– Design sustentável se transforma em necessidade para empresas

Ações

É preciso incentivar o consumo de produtos feitos de materiais recicláveis. Existe hoje à disposição no mercado centenas de artigos que foram confeccionados com materiais reaproveitados por reciclagem. O comércio de materiais de construção saiu na frente em relação a outros segmentos, pois muitos artigos estão presentes nos depósitos de materiais. São excelentes produtos, que não ficam devendo em nada aos que já são usados tradicionalmente pelos construtores, e muitas vezes com a vantagem de serem mais baratos.

O consumo desses produtos deve ser estimulado pelo varejo por meio da conscientização de cada consumidor sobre a importância de se colocar a sustentabilidade como prioridade, uma vez que essa ação irá favorecer as gerações futuras.

Cuidados ambientais nas empresas

As empresas passam por uma pressão do Governo para que incluam em suas atividades os cuidados ambientais. A sustentabilidade fez emergir termos como Responsabilidade Social e Gestão Ambiental. É a nova forma de se fazer negócios, na qual não se pensa somente em lucros, mas exigem-se cuidados com o meio ambiente.

Grandes empresas que desejam ter reconhecimento junto aos seus clientes e à sociedade deverão estar atentas aos aspectos relativos à sustentabilidade. Não se permite mais explorar uma região, por exemplo, fazendo uso de seus recursos sem que se tomem ações sustentáveis para a mesma e para a comunidade onde ela está localizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile