8 dicas para aumentar as vendas no seu e-commerce

Enquanto as lojas físicas registram índices negativos, as metas para o varejo online são mais otimistas. A projeção é que o segmento deva movimentar cerca de R$ 5,7 bilhões neste ano e crescimento de 12%

Publicado em 3 de maio de 2016 | 9:50 |Por: Pedro Luiz de Almeida

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Projeções negativas para o varejo podem não soar como novidade. Contudo, uma das características do brasileiro é não desanimar. Mesmo que o CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – projete que este ano o varejo sofra queda de 4,1% no faturamento para o Dia das Mães, as previsões para o comércio eletrônico são mais otimistas, calcula-se crescimento de 12%.

Para quem administra um e-commerce, tendo também loja física ou não, separamos algumas dicas dos consultores da Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, com mais de 20 anos de experiência e também dos especialistas em e-commerce da Sanders Estratégia Digital. O intuito é mostrar como você pode melhorar o seu negócio, e vender mais, tanto em datas comemorativas, quanto no decorrer do ano. Confira:

1 – Adote estratégias multicanal: Já diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”. Dispor o produto onde o cliente está pode parecer uma dica óbvia, mas muitos comerciantes ainda não a fazem. O comportamento de compra do cliente tem mudado muito graças à facilidade de acesso à informação, então, quem conseguir se posicionar nos lugares onde o consumidor se encontra sairá na frente;

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2 – Aposte no Marketplace: O próprio eMóbile já produziu uma matéria com os prós e contras em se investir na modalidade. Esta ferramente é de grande auxilio para que um e-commerce de pequeno e médio porte consiga competir contra os grandes players do mercado online, contudo, deve ser usada com sabedoria;

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3 – De foco na “Recorrência”: O consumidor está ciente das vantagens de se planejar uma compra. Assim como, os lojistas entendem que o e-commerce precisa de fidelização. Oferecer descontos, frete grátis na primeira compra e/ou brindes são ótimos artifícios para cativar o consumidor;

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4 – Torne sua página responsiva: O tráfico de um site via dispositivos mobile é cada vez maior, desta forma, ter um site responsivo (que se adapta ao meio pelo qual a pessoa está acessando a página, smartphone, tablet, etc) se tornou praticamente obrigação para garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra ao navegar em seu e-commerce. Resultado disto: maior índice de conversão.

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5 – Conheça o seu público: Além dos dados básicos (Idade, gênero, etc) é preciso buscar identificar o que ele (cliente) gosta e se interessa, onde realmente está e os motivos que levariam ele a comprar o seu produto e como comprariam. Dicas: defina um público e faça entrevistas, pergunte e pesquise em outras lojas que vendem o mesmo que você;

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6 – Crie vínculo com o seu cliente: Tão importante quanto conhecer o seu público-alvo, é criar um vínculo com ele. O consumidor não quer ser lembrado apenas na hora de comprar, ele quer atenção da marca, se sentir especial. Se você conseguir fazer isso, a probabilidade dele lembrar da sua loja quando precisar de alguma coisa é muito maior;

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7 – Faça testes A/B: Nenhum site é bom o bastante que não possa ser melhorado. As ferramentas de métricas e análises permitem validar ou mensurar insights que possam ser aplicados em sua loja virtual. Muitos lojistas não se atentam a taxa de conversão de uma loja virtual e ela pode trazer dados valiosos para aumentar a receita e melhorar a experiência de compra.

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8 – Cuide da comunicação: Faça a comunicação adequada usando e-mail marketing e as mídias sociais de forma sugestiva, mas diferenciada, importante perceber as diferenças de público de cada rede social, uma campanha no Facebook pode não ser a melhor opção no Instagram por exemplo. Outra dica: alinhe a equipe para que lojas físicas e virtuais falem a mesma língua, é importante que os vendedores saibam o que a marca está divulgando na internet.

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