Top of mind: a importância de ser a marca mais lembrada no mercado - eMobile

Top of mind: a importância de ser a marca mais lembrada no mercado

Levantamentos ao estilo top of mind, a exemplo do Top Móbile, atestam para o bom trabalho desempenhado pelas marcas

Publicado em 5 de Março de 2018 | 17:34 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A pesquisa top of mind, termo cunhado no campo do marketing empresarial, é aquela que busca revelar as marcas mais populares, ou seja, as que são mais facilmente evocadas na mente das pessoas quando questionadas a respeito de uma determinada categoria de produto.

Premiações ao estilo top of mind são atestados de que determinadas marcas penetram no imaginário coletivo e se estabelecem como nomes diretamente associados a produtos específicos. É um requisito fundamental para se avaliar a força que uma marca detém dentro do seu nicho de mercado. Esse reconhecimento é fruto não apenas de uma boa estratégia de marketing e de publicidade, mas também da qualidade e da satisfação da clientela.

– Top Móbile 2017: reveladas as marcas mais lembradas do setor moveleiro

Um exemplo dessa sondagem no setor moveleiro é o prêmio Top Móbile, organizado pela Revista Móbile, que visa reconhecer as marcas mais lembradas entre fornecedores e fabricantes de móveis. Realizado desde 2006, o prêmio é a única top of mind do setor. Para se chegar ao resultado são entrevistados mais de 900 profissionais, tanto do varejo quanto da indústria de mobiliário. As perguntas são segmentadas em 17 categorias de fabricantes e 24 de fornecedores para a indústria moveleira. Em 2018 a premiação ocorre em paralelo a ForMóbile.

Leon Maciel

Top Móbile 2017 - prêmio top of mind

Vencedores do Top Móbile 2017, premiação do setor moveleiro que reconhece as marcas mais lembradas entre fornecedores e fabricantes de móveis

Top of mind é ocupar a memória do comprador

A Segmento Pesquisas, empresa especializada em estudos de mercado e inteligência da informação que conduz as pesquisas do Top Móbile, entende que o reconhecimento top of mind prova a importância da marca na mentalidade do comprador e, além disso, informa algo sobre seu relacionamento com o mercado, a qualidade da produção e os índices de satisfação do cliente.

O diretor da empresa, Ramiro Schuch Freire, entende que uma marca ser top of mind significa também que ela ocupa um lugar nobre no conhecimento, que é justamente a memória.

 Se a marca divulga bem, produz com qualidade e consegue estabelecer esse vínculo com os consumidores, é sinal de que está executando um ótimo trabalho

“Primeiramente o consumidor se recorda com auxílio de estímulos provenientes da comunicação da marca. Num segundo momento, se essa comunicação e a satisfação do comprador forem alcançadas, ele irá se lembrar espontaneamente da empresas porque elas agora estão presentes no imaginário dos consumidores. Ser top of mind é estar no primeiro lugar do conhecimento, da memória. Se a marca divulga bem, produz com qualidade e consegue estabelecer esse vínculo com os consumidores, é sinal de que está executando um ótimo trabalho”, diz o diretor.

Fatores que levam a ser top of mind

De acordo com Freire, são múltiplos os fatores que levam uma marca a ser top of mind no seu setor, tendo como dimensão principal a percepção que os compradores fazem dos atributos positivos ou negativos da marca.

Mas fora isso há outras nuances a se considerar. Uma delas trata da abrangência territorial. “Algumas empresas são muito conhecidas em suas regiões, e ali elas são as mais lembradas. Mas quando a pesquisa se estende por outras cidades e estados, ela acaba não sendo tão reconhecida. Por isso aquelas que possuem mais penetração em âmbito nacional têm também mais chances de ser top of mind”, diz o diretor da Segmento Pesquisas.

Prêmio Top Móbile 2018 será realizado em novo local

Outro ponto importante, segundo Freire, é análise por categoria. “Tem categorias que são muito disputadas, isso acaba pulverizando os índices e as marcas que ocupam o primeiro lugar podem oscilar de ano em ano. Por outro lado, há outras categorias em que uma marca líder se destaca muito em comparação com as demais. Por isso ela consegue se estabelecer como top of mind por mais tempo. No entanto, o mercado é dinâmico: as empresas buscam sempre aumentar sua competividade e inovar, e essas ações podem reverter quadros que aparentemente são eternos”.


Os comentários estão desativados.

eMobile