Entenda o conceito do troféu Top Móbile 2018

Studio Marta Manente assina novo projeto do troféu Top Móbile e afirma ter se inspirado no design sensorial para conceber a condecoração

Publicado em 11 de julho de 2018 | 13:24 |Por: Portal eMobile

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O mais importante prêmio do setor moveleiro chega à sua 13ª edição celebrando a nova parceria com a ForMóbile (que abrigou ontem a cerimônia de premiação) e também com as patrocinadoras Brasmacol e Tzuriel. Para consagrar as novidades de 2018, o troféu Top Móbile foi redesenhado de modo a enaltecer a busca diária das indústrias de mobiliário pela inovação e o empenho das premiadas na solidificação de suas marcas.

O novo projeto leva a assinatura do Studio Marta Manente que, ao repensar o conceito do objeto que coroa a vanguarda do segmento moveleiro, levou em conta a ultrapassagem das barreiras dos estilos modernos e a valorização do design sensorial. O troféu Top Móbile 2018 inicia com a base em madeira – fundamental matéria-prima da indústria de móveis – e ergue-se em estruturas laterais e o topo em acrílico, que remetam transparência e credibilidade da vencedora no mercado.

Embutida na base está a marca Top Móbile, que pode ser observada através da vista superior do objeto. As esferas que integram a logomarca formam duas torres na altura total do troféu, que traduz o caminho percorrido para a solidificação das marcas top of mind do segmento. A luz em LED quando acesa, o emoldura e coloca a marca do premiado com o foco principal no mercado moveleiro.

Convidamos a designer Marta Manente, a criadora do troféu Top Móbile 2018, para falar sobre o novo conceito e a representatividade da premiação em prol do reconhecimento no setor moveleiro.

Portal eMóbile | Em termos gerais, quais ideias ou conceitos nortearam o projeto do novo troféu?

Marta Manente | Quando iniciei o projeto, queria desenhar algo que tivesse um storytelling bem-conceituado dentro da trajetória das empresas vencedoras. Elenquei algumas prioridades para o projeto como, por exemplo, um desenho vertical que tivesse relação em “estar no topo”, e a matéria-prima base, a “madeira” que representa o setor. Pesquisei muito sobre o histórico do prêmio e das empresas vencedoras em anos anteriores e principalmente sobre o caminho percorrido por cada uma delas. Foi muito importante entender o processo para transformar a ideia do papel em objeto concreto. O restante do projeto foi pura inspiração. Deixei os traços fluírem sobre o tema.

eMóbile | Como foi conservar algumas características tradicionais e ao mesmo tempo reformular o troféu?

Marta Manente | O troféu está completamente modernizado. A contemporaneidade foi uma das palavras-chaves para este novo momento, que aliás todos os dias as indústrias estão se reinventando para permanecer no cenário firmes e fortes. Este é um preceito de vencedores!

eMóbile | Um troféu é sempre símbolo da vitória. Como você analisa a importância deste objeto em particular em competições e premiações?

Marta Manente | Não existe vitória sem a trajetória e luta. Por isso desenhei cada minucioso detalhe como uma interpretação de obra de arte, firmando que o caminho da vitória é árduo, mas ele é precioso. E este em particular, que celebra o segmento moveleiro, leva esta energia e credibilidade para infinitas residências e ambientes pelo Brasil a fora. Carrega com ele dedicação de muitas mãos que coroam os melhores do setor.

eMóbile | O troféu representa vários aspectos do setor, como as duas torres que indicam o caminho percorrido, a madeira, a transparência. Como foi o trabalho de reunir todas essas referências?

Marta Manente | Além da pesquisa efetiva sobre o histórico do prêmio e das indústrias laureadas nestes 13 anos da edição do Top Móbile, fiz uma análise de matérias-primas que tivessem a interpretação dos conceitos pré-estabelecidos.

eMóbile | Algum desafio e algum contentamento com o projeto que você gostaria de destacar?

Marta Manente | Tenho muito a agradecer a confiança e o convite da diretoria da Alternativa Editorial, por poder participar deste momento memorável. Eu que crio diariamente mobiliário e vivencio o segmento há 20 anos, é uma satisfação plena ter esta oportunidade de projetar o símbolo da vitória, o troféu do Prêmio Top Móbile.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile