Vendas a prazo avançam, mas ainda indicam desaceleração

SPC registra tendência de desaceleração nas vendas a prazo

Publicado em 19 de março de 2014 | 14:36 |Por: Marina Gallucci

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O nível de atividade no varejo para as vendas a prazo apresentou avanço de 0,69% em fevereiro de 2014 em comparação com 2013, segundo pesquisa divulgada em 13 de março, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ainda que positiva, a variação representa desaceleração do indicador, que registrou, em fevereiro de 2013, aumento de 11,23%. Na base anual de comparação, a aceleração de fevereiro de 2014 foi o resultado mais fraco dos últimos seis meses e o mais baixo para os meses de fevereiro em toda série histórica, iniciada em 2012.

No acumulado do bimestre, frente ao mesmo período de 2013, as compras parceladas  registraram um avanço de 2,83%. Na comparação com janeiro de 2014, as vendas a prazo apresentaram queda de 0,27%.

Leia mais:
Comércio de São Paulo cresce em fevereiro
Confiança do consumidor registra queda
PIB avançou 2,3% em 2013

Na interpretação do SPC, “o resultado reforça o cenário de desaceleração da atividade econômica observada ao longo de 2013 e neste início de ano, período marcado por alta dos juros, queda da confiança do consumidor, crescimento moderado do crédito e desaceleração da massa salarial”. Nesse sentido, o SPC Brasil e a CNDL avaliam que os lojistas e os bancos estão mais criteriosos para conceder crédito.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, disse, no evento de divulgação dos dados sobre vendas a prazo, que o resultado negativo na base de comparação mensal é típico do período, devido ao maior comprometido da renda nesta época. Apesar da sazonalidade desfavorável, a queda das consultas em fevereiro frente a janeiro foi menos acentuada do que a verificada no mesmo período do ano passado (-4,07%), devido ao feriado de carnaval.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile