Pesquisa aponta melhoria no desempenho do mercado de móveis

Indicadores do Iemi apresentaram altas no varejo, indústria, empregabilidade e comércio exterior

Publicado em 24 de janeiro de 2018 | 10:38 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O mercado de móveis brasileiro apresentou crescimento em todos os setores – varejo, produção, empregabilidade e comércio exterior –, aponta pesquisa de desempenho realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi). Os dados são referentes ao mês de novembro de 2017.

Varejo e indústria do mercado de móveis

O destaque vai para as vendas no varejo de móveis: em volume de peças a alta ante o mês anterior foi de 19,8%, enquanto que a receita dos lojistas avançou 19,7%. Já no acumulado do ano o setor varejista apresentou recuo de 3% em comparação com 2016, mas crescimento de 1,7% em valores comercializados.

IPCA sobe em dezembro

A indústria também apresentou indicadores positivos, com alta de 3,5% no volume de produção no mês de novembro e 4,4% no acumulado do ano. Já a receita industrial avançou 3,8% no mês e já soma alta de 10,9% no ano.

Emprego e comércio exterior

Em novembro a empregabilidade na indústria moveleira apresentou uma ligeira alta de 0,7% e de 3,9% na comparação anual. A produtividade da mão de obra segue em ritmo ascendente, avançando 7,3% no mês e acumulando crescimento de 5,3% no ano.

As exportações brasileiras de móveis contabilizam soma de US$ 588,9 milhões entre janeiro e novembro de 2017, um crescimento de 7,4% em relação aos mesmos meses do ano anterior. Por outro lado, as importações também cresceram: já acumulam US$ 581,4 milhões no ano, aumento de 5,5% sobre 2016.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile