Vendas de imóveis novos crescem entre janeiro e agosto de 2017

O número de unidades lançadas e vendidas aumentou respectivamente 9,0% e 3,4% na comparação com o mesmo período de 2016

Publicado em 24 de outubro de 2017 | 17:29 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

De acordo com informações de empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os lançamentos de imóveis novos totalizaram 42.058 unidades entre janeiro e agosto de 2017, um volume 9,0% superior em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as vendas de imóveis novos totalizaram 68.632 unidades, alta de 3,4% em relação ao volume comercializado no mesmo intervalo em 2016.

Os resultados apresentados até o momento demonstram a trajetória positiva observada nos últimos 12 meses. O período foi marcante pelo fato de que tanto os lançamentos de 73,3 mil unidades, quanto as vendas de 105,3 mil unidades de imóveis novos, cresceram respectivamente 4,6% e 2,3% em relação ao registrado no período imediatamente anterior.

Divulgação Abrainc

Lançamentos e vendas de imóveis novos

Os resultados apresentados comprovam a trajetória positiva observada nos últimos 12 meses

Em relação ao foco por segmento, ainda é possível identificar diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão, e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida. De um lado, apesar da alta de 3,1% registrada nos lançamentos residenciais de médio e alto padrão nos últimos 12 meses, as vendas do segmento ainda acumulam queda de 14,3% frente ao período precedente.

Por outro lado, o número de lançamentos residenciais do programa aumentou 4,9% nos últimos 12 meses em relação ao período anterior, tendência positiva acompanhada pelo aumento expressivo no volume de vendas, que consiste na crescente de 23,8%, na mesma base de comparação.

Divulgação Abrainc

Lançamentos e vendas de imóveis novos

As vendas de imóveis novos tiveram crescente de 2,3% em relação ao registrado no período imediatamente anterior

Considerando todos os segmentos, foram contabilizados 37,3 mil distratos nos últimos 12 meses, o que equivale em 35,4% das vendas de imóveis novos. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento médio e alto padrão foi de 45,6%, enquanto esse percentual foi de 19,8% entre empreendimentos Minha Casa Minha Vida.

Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica do 1º trimestre de 2014, a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 32,8%, percentual que supera o registrado de 20,3%, para a mesma safra de empreendimentos do programa MCMV.

Abrainc

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias foi constituída em 2013 com o objetivo de levar mais eficiência à gestão, qualificar e aprimorar o processo da incorporação imobiliária. Atualmente, a Abrainc reúne 34 companhias de capital aberto e/ou com presença nacional. Seu objetivo é representar essas empresas, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e de suas cidades. A associação atua em defesa da responsabilidade socioambiental, da ética, da integridade e das conformidades técnica, fiscal e urbanística.

– Carga tributária no Brasil é maior da América Latina e Caribe

Entre os principais temas em debate atualmente na associação estão as questões referentes aos processos de incorporação, ao impacto dos empreendimentos nas cidades, à burocracia nas diversas fases do negócio, à produtividade do setor e à ampliação do crédito e do financiamento.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile