Braskem desenvolve solução inovadora com PVC e MDF

Mistura do polímero com pó de MDF é ótima opção para segmento de perfis

Publicado em 27 de julho de 2017 | 13:53 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Braskem desenvolveu em seu Centro de Tecnologia e Inovação, em Triunfo (RS), mais uma solução pioneira para a indústria brasileira. Trata-se de um compósito de PVC e MDF que utiliza o pó do painel de madeira, tendo características únicas no mercado nacional e oferecendo diversas vantagens para clientes e consumidores. Com alta durabilidade, maior leveza e 100% reciclável, a “madeira plástica” é uma boa solução para o segmento de perfis.

A empresa petroquímica fez parceria com a Perfiltec, empresa de Caxias do Sul (RS) especializada na produção de perfis extrudados para a indústria moveleira, construção civil, automotiva, entre outros setores. As empresas aproveitaram a necessidade do mercado por produtos inovadores e lançaram a linha Infinity, uma série de produtos da Perfiltec com base no compósito de PVC e MDF. A nova linha inclui móveis para áreas externas, aplicações na construção civil e no mercado agrícola.

“Este foi mais um caso de desenvolvimento de solução ao lado dos nossos clientes, com ótimos resultados. Reunimos as características do polímero PVC com o MDF em pó e encontramos uma tecnologia bem interessante para vários segmentos. Este produto já tem um mercado grande no exterior e esperamos crescimento no Brasil em breve”, afirma o engenheiro de aplicação da Braskem, Wagner Ormanji.

Divulgação Braskem

Braskem - PVC - telha - Compósito de PVC e MDF - Divulgação

Produto sustentável é feito de PVC e pó de MDF

A nova solução com PVC tem aparência semelhante à madeira natural, porém, os produtos tem diferenciais importantes como: maior durabilidade e resistência mecânica, menor peso, baixa absorção de água, imunização contra pragas e material antichamas.

Produto sustentável
Outra forte característica do compósito é a sustentabilidade. Durante a produção da madeira plástica, a Perfiltec reutiliza o pó de MDF da indústria moveleira, tradicional na região de Caxias do Sul, que até então era desperdiçado no meio ambiente ou incinerado com custos elevados.

A empresa também oferece aos consumidores um sistema de logística reversa, no qual é capaz de recolher os produtos da linha Infinity para reciclagem.
O compósito é oferecido exclusivamente pela Perfiltec como matéria-prima de produtos e com preço 35% mais baixo do que a média do mercado. Com perspectivas positivas, a empresa e a Braskem já estão desenvolvendo novas aplicações do compósito para carrocerias e pisos de ônibus e caminhões.

– Sustentabilidade na Interzum 2017

“O compósito de PVC e MDF é um produto inovador, que não existia no mercado há alguns anos. Com a retomada da economia, nossa expectativa é vender entre 70 e 80 toneladas do compósito por mês, já incluindo as oportunidades no mercado automotivo”, declara o diretor da Perfiltec, Loreci Miranda.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile